SEM ABDIEL NA DISPUTA, MEMBROS DO MP INICIAM CAMPANHA PARA ELEIÇÃO EM MARÇO
Sem data definida para ocorrer, as eleições para a Procuradoria-Geral de Justiça de Rondônia tem pelo menos duas novidades: o atual procurador-geral, Abdiel Ramos Figueira não pode mais disputar, uma vez que já foi indicado duas vezes ao cargo pelo governador do Estado. Outra mudança na realidade definiu as normas para o pleito envolvendo promotores que desde 2007 podem concorrer e entrou em vigor há um ano com a Lei Complementar 423/2008, afastando jovens membros de concorrerem. A Emenda Constitucional 49/2006 permitiu que eles entrassem na disputa, mas bastaria a vitaliciedade de dois anos para que estivesse aptos. Com a alteração, apenas concorrem os que estiverem em exercício há no mínimo 9 anos. E uma vitória nas urnas não indica que será escolhido, uma vez que cabe ao governador a decisão pelo novo procurador-geral.
Em época de recesso, pouco pode ser apurado sobre o processo eleitoral. O atual subprocurador-geral de Justiça, Ivo Benitez é o único que manifesta a disposição. No último pleito, Abdiel registrou 48 votos contra 33 de Cláudio Ribeiro de Mendonça e 27 de José Osmar de Araújo. O promotor Ademir José de Sá também obteve 27 votos e Ivanildo de Oliveira 25 votos.
Neste ano, o prazo para inscrição às eleições da lista tríplice começa na próxima segunda-feira e seguem até 11 de fevereiro. A eleição ocorre em março, possivelmente entre os dias 13 e 16.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida