Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Sem previsão de cheia, Rio Madeira não deve ter anormalidades, diz CPRM

A equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) responsável por monitorar o nível do Rio Madeira em Porto Velho e o Sistema de Proteção da Amazônia, apresentaram na manhã desta quarta-feira, dados sobre o serviço de monitoramento feito na bacia do Rio, as condições atuais que rio se encontra e descartaram a possibilidade de uma possível cheia em 2017.

A CPRM explica que para este ano o rio não irá surpreender com anormalidades quanto ao seu nível. O meteorologista do Sipam, Luiz Alves, disse que as chuvas que estão previstas para cair este ano, não serão o suficiente para que o rio transborde. “Nós observamos que, de outubro até os dias de hoje, o fenômeno El Niño, fez com que as chuvas diminuíssem. Para o rio chagar a níveis alarmantes é preciso que chova bastante e essa não é nossa previsão, o máximo que pode acontecer é chover acima da média que é 15,50 metros”, explicou Luiz.

“O nível do Rio Madeira é medido em tempo real por uma plataforma automática e uma rede de observadores que vão até os pontos de monitoramento duas vezes ao dia, onde estão as réguas de medição e registram a cota para manter o banco de dados atualizados diariamente”, explicou o engenheiro hidrólogo, Franco Buffon.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, a defesa civil está preparada para uma cheia. “Nós estamos preparados, nosso plano de contingência está fortalecido para agir, a gente sabe que este ano está descartada essa hipótese, mas se acontecer nós já sabemos como agir e quem mobilizar em caso de urgência”, disse o diretor.

A CPRM possui 74 pontos de monitoramento entre o estado Rondônia e o Acre. No distrito de Abunã, a cota do rio está em 17,48, mas não apresenta risco de inundação. Hoje na capital o Madeira marcou 11, 54 metros de profundidade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado