Sema intensifica poda de árvores em risco de cair
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) deu início no último final de semana a uma ação de diagnóstico preventivo das árvores mais antigas plantadas ao longo das avenidas, para evitar acidentes e oferecer mais segurança à população. Por orientação do prefeito Hildon Chaves, a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) participa da ação com a retirada e limpeza dos resíduos da vegetação.
O alvo da operação são árvores localizadas em vias públicas, escolas, postos de saúde, praças e ocorre em todo o perímetro urbano. A preocupação do prefeito é que possa ocorrer eventuais acidentes em função das fortes chuvas deste período amazônico.
“Muitas árvores que estão com as copas demasiadamente frondosas prejudicam as fiações da rede elétrica e de telefonia. Outras acabam sucumbindo à força do vento e caem, obstruindo vias e prejudicando o trânsito. A prefeitura vem fazendo esse serviço preventivo no final de semana, quando há uma menor movimentação de carros e transeuntes. Com a poda das árvores realizada adequadamente por técnicos da Sema, até a iluminação pública se torna melhor”, explicou Hildon.
Segundo Telêmaco Lins, responsável pelas podas urbanas, o trabalho é desenvolvido dentro de um padrão técnico, seguindo normas de corte das árvores. “Temos que realizar um trabalho muito técnico que não prejudique a árvore, pois a intenção é a de que, com a chegada do tempo mais quente, as copas destas árvores estejam restabelecidas de modo a oferecer melhor qualidade térmica ao passar pelas calçadas. As árvores são fundamentais para ajudar a refrescar o forte calor”, observou Lins.
RESIDÊNCIAS
Os moradores também podem podar as árvores em suas residências, desde que solicite e receba autorização da Sema. Para solicitar a autorização, deve se dirigir a secretaria e preencher a solicitação. Em seguida, engenheiros e técnicos irão até a residência verificar a situação. Após a vistoria é emitido ou não a autorização de poda. Sem essa tramitação, não é permitido podar ou retirar árvore, ou pode ficar sujeito às penalidades previstas no Código de Meio Ambiente do município.
A expectativa é trabalhar em cerca de 150 árvores até o carnaval para garantir a segurança dos blocos carnavalescos e a passagem tranquila nos roteiros de carnaval. A Secretaria alerta a população para eventiais transtornos, vez que, para segurança dos operadores, muitas vezes é preciso fechar o trânsito e isolar a área. A equipe utiliza uma caçamba, uma camionete e uma Kombi, além de equipamentos como motobomba, triturador, motoserra, facão e serrote.
O secretário, Robson Damasceno informou que o centro da cidade neste primeiro momento está recebendo uma maior atenção. A ação foi planejada e será executada a partir do centro para os bairros. “Estamos realizando a limpeza das árvores. Esta modalidade de poda consiste em retirar galhos e troncos doentes ou aqueles que estão causando algum transtorno, destruindo fiação elétrica, muros e atrapalhando a circulação de veículos”.
Veja Também
Prefeitura inicia projeto de adoção de canteiros das rodovias pelo Trevo do Roque
Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição
Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de Rondônia
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara