Semana Nacional de Trânsito começa com foco na conscientização contra embriaguez ao volante e uso de celular
A abertura da Semana Nacional de Trânsito, com o tema Minha escolha faz a diferença, comemorada há mais de 20 anos em todo o país foi realizada hoje (18) na Avenida Farqhuar, em frente ao Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com uma ação educativa para chamar atenção da população com relação aos principais problemas no trânsito: embriaguez ao volante, uso de celular e motoqueiros que desrespeitam as leis de trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito, organizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a finalidade de sensibilizar a sociedade para que assumam o compromisso e somem esforços com o poder público para preservar vidas.
O vice-governador Daniel Pereira participou das atividades de abertura da Semana Nacional do Trânsito e explicou que o governo vem investindo na política de conscientização, promovendo diversas ações, como educação, Lei Seca, um Detran eficiente para expedir documentos e fiscalizar o trânsito.
Ele falou também que a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei de autoria do Executivo que dobra os esforços da Lei Seca no Estado. “Nossa grande preocupação é preservar vidas. Um cidadão alcoolizado coloca em risco a vida dele e das outras pessoas. Nosso trabalho está sendo feito, mas é preciso que a sociedade também faça a sua parte”, destacou Daniel Pereira.
O diretor-adjunto do Detran-RO, Antônio Manoel, falou que as campanhas do órgão são realizadas de janeiro a dezembro e ainda no decorrer do ano existem as campanhas especificas, como é o caso da Semana Nacional de Trânsito onde o destaque são para ações de coibir os acidentes com maiores índices, como a embriagues ao volante, uso de celular, desrespeito a sinalização, principalmente pelos motociclistas.
“As atividades da semana que serão realizadas nos 52 municípios e nos 20 postos avançados do Detran/RO visam diminuir os acidentes de trânsito. Estão incluídas ações educativas com palestras, blitz, passeio motociclista, envolvendo instituições de ensino, igrejas, empresas privadas” disse o diretor técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira.
A abertura da Semana Nacional de Trânsito contou com a presença de membros do Abutre´s Moto Clube que tem sede em Porto Velho e é um dos parceiros do Detran/RO. Para Fabio Henrique Dias e Marcelo Douglas, no Abutre´s existe doutrina e respeito pela legislação de trânsito. Com aproximadamente 30 integrantes o clube tem uma gestão social e a conscientização com relação às leis de trânsito começa entre eles, no dia-a-dia e antes das viagens.
Veja Também
Carro cai em vala em Porto Velho e motorista é conduzido para delegacia por embriaguez
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida