Semdestur apresenta proposta do Plano Municipal de Turismo da capital

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, recebeu na tarde de quarta-feira (7), a proposta do Plano Municipal de Turismo, elaborado pela Subsecretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) em parceria com o Sebrae Rondônia.
Hildon afirmou que o plano é um mapeamento das ações necessárias para efetivamente dinamizar o turismo em Porto Velho. “O turismo é uma das principais indústrias do mundo em termo de movimentação de recursos e geração de empregos, mas está subaproveitado em Porto Velho”, disse.
A proposta foi construída em cima de metas e ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo. “O próximo passo será reunir todos os atores envolvidos na questão do turismo, apresentar a eles a proposta, ouvir sugestões e também apresentar ao Conselho Municipal do Turismo, ouvir proposições e começar a trabalhar para implementar as ações aqui previstas”, comentou o prefeito.
Na avaliação do prefeito, trata-se de um trabalho extraordinário, fruto de ação conjunta entre os técnicos da Semdestur e do Sebrae. Hildon entende que o plano “vai causar um impacto muito positivo em Porto Velho nos próximos anos”.
O subsecretário Júlio César Siqueira informou que o plano vinha sendo trabalhado havia três meses com apoio do Sebrae. Entre as ações apontadas, ele destaca a revitalização da praça Aluízio Ferreira com padronização das tendas dos permissionários. Disse também que o foco maior será no turismo de pesca e a exemplo do prefeito, falou da necessidade de discutir a proposta com outros setores que fomentam o turismo, como a rede hoteleira.
Metas
O foco estratégico do plano é apoiar o fortalecimento da gestão e qualificação do setor turístico, organização e promoção do turismo de eventos, implementação de políticas públicas favoráveis ao setor, melhoria da infraestrutura nos pontos turísticos na Capital e nos distritos, desenvolvimento do turismo de pesca, revitalizar as feiras e mercados, entre outros que foram pontuados.
Entre as ações estruturantes, a proposta prevê a revitalização do Complexo Madeira Mamoré, asfaltamento da Estrada de Santo Antônio até a igrejinha de Santo Antônio, asfaltamento da estrada de acesso à vila Nova Teotônio e nova sinalização turística para o município. Os estudos ainda apontam necessidade de recuperação das fachadas do centro histórico, regulamentação dos barcos que fazem passeio no Rio Madeira, construção da Nova Rodoviária, organização e apoio a eventos de médio e grande impacto na capital.
Hildon fez várias perguntas, ofereceu sugestões e falou de algumas ações em andamento, a exemplo do projeto de revitalização da Praça Madeira Mamoré. Ao final, elogiou a equipe responsável pela proposta.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes