Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Geral

Seminário na Unir discute saberes de povos tradicionais da Amazônia

Os saberes tradicionais de povos da América Latina, Pan-Amazônia e, principalmente, indígenas está em discussão no X Seminário Temático da Rede Internacional, organizado pelo curso de geografia da Universidade Federal de Rondônia. O evento começou nesta terça-feira (27) e segue até a sexta-feira (30), com oficinas, desde significados de pinturas corporais indígenas, como viver na pan-Amazônia pela experiência dos povos manchineri, suruí e oro waran. Há ainda a presença de caciques, pajés, comunidades indígenas, até curso sobre doula e santo daime.

“Esse evento, na realidade foi pensado tanto para a universidade como para as populações indígenas, tradicionais e em geral. Ele traz a temática de protagonismo na América Latina e tem a perspectiva de não apenas ouvir a voz da universidade, mas também a voz desses povos que habitam a Amazônia. É um evento temático de uma rede internacional chamado Casla Cepial, e que coincide em dois outros momentos: a pós-graduação em geografia e encontro de saberes tradicionais”, afirma o professor Adinilson de Almeida, organizador do evento.

Ainda segundo o professor, além de debater as questões amazônicas, pan-amazônicas e américa latina buscando o entendimento de saberes tradicionais desses povos, os resultados estão voltados na busca por intercâmbios científicos e também sociais. “Estamos com várias oficinas sendo ministradas por indígenas e não indígenas importante para o conhecimento humano”, finaliza o professor.

Professor Adinilson de Almeida, organizador do evento

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Plantão Social leva serviços essenciais e educação de trânsito ao Residencial Porto Fino, em Porto Velho

Prefeitura articula secretarias para resposta integrada à cheia do rio Madeira

MPF aciona Unir na Justiça e pede indenização de R$ 61 milhões por irregularidades nas cotas raciais