Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

Semtran fecha portos clandestinos no Cai n'Água

Em mais uma ação de fiscalização, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) de Porto Velho, fechou três portos clandestinos que estavam instalados nas proximidades do bairro Triângulo, após o Terminal Hidroviário. O coordenador municipal de Trânsito, Luiz Éverton Kemp, que acompanhou toda a ação disse que os portos operavam irregularmente há mais de 30 anos. “A Semtran vinha recebendo várias denúncias sobre a intensa movimentação de carretas e transporte de cargas sem fiscalização. E não só isso, no local, identificamos veículos sem documentação, trabalhadores sem as mínimas condições de trabalho, correndo riscos. Além disso é proibido o trânsito de carretas, na via utilizada até estes portos. Por diversas vezes a sinalização implantada, no trajeto, foi retirada justamente para que não fosse identificada a proibição desse tráfego. Hoje mesmo implantamos bloqueios, para impedir o trânsito e retorno da atividade irregular e estaremos de olho”, alerta Kemp.

O coordenador destacou que a ação visa coibir este tipo de atividade clandestina que acaba trazendo grandes prejuízos. “As pessoas que trabalham ali estão sem qualquer proteção. Além disso por ali passam cargas que não são fiscalizadas, embarcações que também não oferecem qualquer segurança”, observou.

Kemp esclareceu que o Terminal Hidroviário, conhecido como Porto do Cai n′Água e o Terminal Graneleiro, conhecido como Porto da Hermasa, são os únicos em Porto Velho devidamente registrados para tais atividades. “ O Porto do Cai n′ Água é para o embarque e desembarque de passageiros e o transporte de cargas menores. Já o Porto Graneleiro é para grandes cargas. É preciso que a população compreenda que utilizar o serviço desses portos clandestinos traz risco a todos. As vezes o valor que paga é pequeno mais o prejuizo é para todos, pois se acontece algum acidente, não se tem como responsabilizar ninguém.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef-RO e Fonseca & Assis apresentam balanço de conquistas para servidores federais em 2025

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança