Semtran inicia campanha para orientar pedestres e motoristas em frente a escolas em Porto Velho
Com o início do ano letivo 2017 nesta segunda-feira (6), a aglomeração de veículos e pedestres aumentam em várias ruas e avenidas de Porto Velho. Para dar mais segurança, agentes de trânsito deram início à campanha de orientação sobre faixas de pedestre, parada de veículos que transportam alunos para embarque e desembarque e também de veículos particulares com o mesmo fim. A ação tem previsão de acontecer em frente a 30 escolas da capital.
Realizada pela Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), os agentes começaram pela escola Barão do Solimões e John Kennedy “garantindo melhoria e fluidez com segurança do trânsito”, informa o secretário Marden Negrão.
Conforme o subsecretário adjunto da Semtran, Murilo Torres, todo o trabalho começou no último sábado, quando os trabalhadores começaram a sinalização horizontal e vertical, para dar maior segurança aos tráfego e pedestres e ainda contribuir com a educação cívica.
Na escola Barão do Solimões, foram delimitadas quatro vagas para parada de embarque-desembarque, além de reforço na pintura das faixas de pedestre. O mesmo foi feito na John Kennedy, no São Cristóvão, com duas vagas para embarque e desembarque.
A campanha conta com o apoio de agentes de educação de trânsito, inclusive com os bonecos “semtranzinho” e “semtranzinha”, em parceria com os diretores das escolas para que ajudem na orientação dos estudantes. “Inicialmente trabalhamos com a educação, para que todos respeitem a sinalização; para a segurança de todos, e a interação é bem positiva”, reforça Negrão.
Após a entrada nas escolas, estudantes da Barão do Solimões foram visitados por Murilo Torres, acompanhado dos agentes Magna e Carvalho, que lembraram a importância de sua atuação junto aos pais e responsáveis quanto à sinalização, o não uso de telefone ao volante, imprescindível uso de cinto de segurança, além do respeito à sinalização.
Simone Pieltz, diretora pedagógica da Barão do Solimões, classifica a campanha como “excelente”. Ela disse que, no começo, muitos se assustaram, pensando ser operação para multar maus motoristas. “Depois, quando viram tratar-se de uma conscientização, como, por exemplo, não se parar em filas duplas, todos viram tratar-se de algo realmente necessário.
A diretora pedagógica disse ainda que a escola já se mobiliza para reforçar esse primeiro passo para um trânsito melhor, “tanto que vamos trabalhar essa conscientização já na primeira reunião com os pais”. Simone conclui informando que na Barão do Solimões estudam 812 alunos, agrupando milhares de pessoas que podem ser, além de conscientes, multiplicadoras da educação para um trânsito melhor.
Veja Também
Semtran inicia nova forma de abordagem em blitz educativa
Trânsito deve ser tratado com mais educação e humanização, diz novo secretário da Semtran
Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré