Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Semusa destaca trabalho de agentes de endemias na redução de casos de dengue em Porto Velho

Os casos de dengue em Porto Velho tiveram uma redução expressiva, resultado do amplo trabalho de campo desenvolvido pelos agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que intensificaram a busca ativa por focos do mosquito, além de repassarem orientações à população no combate ao Aedes aegypti.

Comparativamente, de janeiro a março deste ano foram confirmados 32 casos de dengue, um de zika e seis e chikungunya. Em todo o ano de 2017, foram 290 casos de dengue, 32 de zika e 64 de chikungunya. Em 2016, foram 718 pessoas diagnosticadas com dengue, 163 com zika e nove com chikungunya.

O secretário Municipal de Saúde, Orlando Ramires, afirmou que a vistoria dos imóveis tem sido frequente para orientar os moradores a manter os quintais limpos, sem qualquer possibilidade do acúmulo de água.

Os trabalhos foram reforçados nos Bairros Tancredo Neves, Lagoinha, Tiradentes, Cuniã, Cascalheira, Escola de Polícia, Tupi, JK, Panair, Roque e Mariana, que apresentaram maior índice de infestação no último levantamento.

Paralelo ao trabalho de orientação, a Semusa está promovendo mutirões em terrenos baldios e locais estratégicos, como borracharias, para retirar possíveis criadouros, segundo explicou Adeílson Almeida, técnico da Divisão de Controle de Vetores.

No dia 2 de maio, os agentes iniciam o segundo levantamento de índice rápido de infestação (LIRAa).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo