Rondônia, 20 de janeiro de 2026
Geral

Semusa disponibiliza neste sábado a “gotinha” contra a paralisia infantil e atualizará doses pendentes

A partir deste sábado, dia 15, das 8h às 17h30, todas as unidades de saúde de Porto Velho integrarão a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio Fernandes, convidou a população a levarem crianças com idade até 5 anos para se imunizarem contra a paralisia infantil (pólio) e atualizar as doses pendentes. Um ato de abertura está marcado para acontecer no sábado, às 9h, na USF Maurício Bustani, localizada na avenida Gov. Jorge Teixeira.
O público-alvo para a prevenção da pólio são crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias). Na capital, a meta é vacinar 33.193 crianças, o que representa 95% do público-alvo de 34.940 crianças. Contudo, Domingos destacou que as esquipes estão preparadas para atingir 100% das crianças e repetir o sucesso de outras campanhas passadas, o que tem garantido a erradicação da doença em Porto Velho e no Brasil. Ao todo serão distribuídas 35.000 doses da vacina oral poliomielite (VOP).
“Neste sábado teremos a abertura nas unidades de saúde e parceiros, como o evento TRT na Comunidade e as farmácias Farmabem das avenidas Amazonas, Jorge Teixeira e Jatuarana. Ainda assim alerto aos pais das crianças que trabalharemos vacinando tanto em unidades urbanas quanto nas rurais ao longo de todo o mês, por isso todos poderão levar seus filhos aos nossos postos de vacinação nos dias úteis também”, finalizou.
Para a Multivacinação, que atualiza as cadernetas de vacina com aplicação de doses atrasadas, as crianças recém-nascidas (0 a 6 meses) também estão incluídas. A atualização do esquema vacinal inclui a imunização de doenças como sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano e coqueluche, a fim de diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça mantém prisão de acusado de roubar moto e joias de entregador

Faculdades de Medicina em Rondônia ficam com piores desempenhos no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

UBS Pedacinho de Chão amanhece com farmácia fechada

Profissionais da construção civil estão entre os mais vulneráveis a choques elétricos; Energisa reforça orientações de segurança