Rondônia, 22 de fevereiro de 2026
Geral

Semusa estabelece regras para manuseio de vítimas do Coronavírus e cuidados para profissionais

O Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) emitiu a Nota Técnica 01/20 estabelecendo regras para identificação de vítimas pelo novo Coronavírus, manuseio de cadáver por profissionais da área e agentes funerários e cuidados para evitar contaminação pela Covid-19.

A partir desta quarta-feira, as possíveis vítimas da doença que estejam aguardando exames devem constar em laudos “óbito hospitalar suspeito de Covid-19 ou SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)” e os casos confirmados terão inscritos “óbitos hospitalar por Covid-19 ou CID B342- infecção por Coronavírus não especificado”. Os corpos devem ser enrolados em lençóis; postos em sacos impermeáveis para impedir a vazão de fluídos; reforçar a proteção com um segundo saco e desinfetar com álcool 70%, solução clorada 0,5 a 1% ou outro saneante autorizado pela Anvisa.

Os profissionais que fizerem esses procedimentos deverão registrar seus nomes, datas e atividades, inclusive o pessoal da limpeza, para garantir o monitoramento. A secretaria determina ainda que as vítimas devem ser acomodadas em urnas lacradas que não poderão ser abertas durante o velório, que também não é recomendado pelas autoridades.

A portaria foi publicada logo após a polêmica do último domingo quando uma médica atestou a morte de uma paciente de 65 anos por Coronavírus, fato negado até a segunda-feira pelo secretário Fernando Máximo. Em coletiva, ele confirmou o óbito pela Covid-19.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ferro-velho é alvo de operação e homem é preso por tráfico na zona leste

Policiais militares apagam incêndio ao lado do Departamento de Flagrantes

Porto Velho direciona suspeitas de Mpox às UPAs para evitar circulação nas UBS

Casos de Mpox em Porto Velho: homens de 20 a 40 anos e sem histórico recente de viagens