Rondônia, 16 de janeiro de 2026
Geral

Semusa promove palestra sobre DST's com trabalhadores da Usina de Jirau

Durante esta semana a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde (NIEMSUS), promoveu uma ação de conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST′s) e outros assuntos para trabalhadores no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau. As atividades começaram na segunda-feira e terminam nesta quinta, 13 de junho.

A palestra ministrada faz parte das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), e chega para fortalecer as medidas de conscientização direcionadas aos operários da usina, que são muito vulneráveis a esses tipos de doenças e complicações.

Durante as palestras são abordados temas como: formas de contaminação, doenças mais comuns, cuidados com higiene pessoal, métodos contraceptivos, instruções sobre o uso de preservativos e demais orientações referentes ao assunto. Além disso também houve distribuição de camisinhas tanto masculinas quanto femininas e lubrificantes. “A adesão dos trabalhadores foi muito positiva. Por meio destas ações de esclarecimentos a Semusa tem a missão de estimular a prevenção de doenças e demais agravos na comunidade, sempre buscando a promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida”, frisou Renata Pimentel, Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde (Niemsus).

Após a palestra sobre as DST′s foi aberto stand educativo em que foram esclarecidas dúvidas pertinentes as DST´s e outros agravos, além de ser distribuído material educativo quanto às demais questões de saúde pública como Tabagismo, Obesidade, Diabetes e Hipertensão, Saúde da Mulher e do Homem, Planejamento Familiar, entre outros.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

Banda do Vai Quem Quer promove mega adesivaço neste sábado em Porto Velho

Eram de Rondônia: estudante de medicina e mãe morrem após colisão na BR-070, no Mato Grosso

Rondônia avança no controle da malária com tratamento eficaz em dose única