Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Semusb continua mutirões de limpeza e pede mais colaboração dos moradores de Porto Velho

Servidores da Semusb fazem limpeza na Avenida Guaporé (Foto: Uil Cavalcante/RONDONIAGORA)

Vários servidores da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) continuam limpando ruas e avenidas, canteiros, canais, bueiros e galerias para evitar o acúmulo de lixo em locais inadequados, além de tentar deixar Porto Velho uma cidade mais limpa. No entanto, em alguns casos, o resultado dos mutirões é pouco percebido devido a pessoas que insistem em jogar lixo em locais proibidos.

Na última sexta-feira (16), uma equipe de engenharia da Semusb encontrou garrafas, latas, sacolas, vasilhas plásticas e até mesmo um monitor LCD para PC dentro de caixas coletoras na Rua Daniela com a Rua Ana Sobral, no Bairro Lagoinha, na Zona Leste da capital. O local sofre com constantes alagamentos.

Para evitar que o local volte a ficar tomado por lixo, o subsecretário Wellen Prestes alerta sobre as penalidades para quem descarta lixo de forma irregular e pede que a população denuncie o local. “Quem flagrar pode ligar no 0800 647 1390, no Setor de Fiscalização da Semusb, para que tomemos providências. E, mais uma vez, pedimos a colaboração da população, pois, se o morador não se conscientizar e esse descarte continuar, teremos em menos de 50 anos a maioria dos nossos rios totalmente poluídos”, pede o subsecretário.

Os mutirões de limpeza também incluem roçagem do mato, como que está sendo feito na Avenida Guaporé e Rua Rio de Janeiro e também na BR-364 e marginais. Os trabalhos são realizados por aproximadamente 25 servidores com a ajuda de maquinário fazendo o roço, poda e jardinagem da área. Sobre a BR-364, o diretor de Limpeza Urbana, Douglas do Monte, pede que a colaboração da população.

Caixas coletoras também estão sendo limpas (Foto: Prefeitura/Divulgação)

“O pedido do prefeito é que a gente sempre deixe o local limpo e roçado para dar uma visibilidade melhor para os condutores de caminhão, motocicletas, carro, ciclistas e para quem chega à cidade. Mas para isso, nós precisamos também que a população nos ajude a manter o que está sendo feito não jogando lixo na BR, nas ruas do município para que o trabalho dos nossos servidores não seja em vão”, pede o servidor.

Ainda de acordo com o diretor, as equipes de limpeza encontraram muito lixo nas marginais, entre latas de cerveja, sacos plásticos e até lixos domésticos descartados na rodovia e nas marginais. “Nós realizamos os trabalhos e depois retornamos para fiscalizar se a população está colaborando, mas sempre tem aqueles, que são a minoria, que acabam não colaborando com nosso serviço”, avalia.

Para o subsecretário Wellen Prestes, jogar lixo na rua “chega a ser cultural em algumas regiões da cidade. O morador pega seu lixo e lança no córrego mais próximo sem se preocupar que aquele resíduo vai contribuir para o mau cheiro, para futuros alagamentos, para atrair bichos peçonhentos e doenças. Tem locais que a gente passa numa semana não deixa uma garrafa pet sequer, fica tudo limpo e na outra lá está o canal entupido de latas, garrafas, peças de eletrodomésticos, sofás, colchões e outros. Daí temos que deslocar mais uma vez uma equipe que poderia estar limpando outro ponto da cidade para voltar no local”, lamenta o subsecretário da Semusb.

Sobre o canais, o engenheiro Gabriel Braga diz que a população precisa lembrar que eles têm “a função de levar as águas das chuvas para o igarapé mais próximo e daí, para o rio mais próximo. Por isso trabalhamos no combate a ligações clandestinas de esgotos para os canais. Nem a água da pia e banheiro devem ir para a rua e sistema de drenagem. O correto é que esse sistema receba apenas água das chuvas, mas infelizmente não é o que acontece. O que mais encontramos são esse tipo de ligações além de muito lixo”.

Monitor de LCD foi encontrado dentro de bueiro na Zona Leste de Porto Velho (Foto: Prefeitura/Divulgação)

SIGA-NOS NO

Veja Também

Semusb desobstrui bueiros na Zona Leste de Porto Velho

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento