Semusb realiza limpeza no bairro Agenor de Carvalho e pede para população retirar lixo dos quintais
Em várias ruas de Porto Velho, a população tem jogado bastante lixo nas ruas, calçadas, o que ajuda a proliferar ratos, doenças, além de servir, inclusive, de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Com o inverno amazônico, a própria água da chuva espalha a sujeira deixada por moradores, entupindo os poucos bueiros da capital. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), quem joga lixo na rua é passível de multa.
É obrigação da prefeitura fazer a coleta do lixo doméstico. No entanto, nós estamos com um serviço de mutirão, apenas, no bairro Agenor de Carvalho, e estamos pedindo para as pessoas retirarem todo lixo, entulho, que estão dentro dos quintais e colocar na beirada nas ruas, explica Eduardo Damião, secretário da Semusb. A limpeza feita pela prefeitura completa o quadrante, entre as Avenida Guaporé até a Rio Madeira e entre a Rua Rio de Janeiro e Avenida Amazonas.
Conforme a Semusb, o mutirão contempla recolher o lixo, cortar o mato de meio-fio, varrer a rua, desentupir bueiros e até trocar a tampa dos que estão quebrados ou danificados. Começamos na última quarta-feira, e trabalhamos todos os dias. Exceto nos dias em que chove, que não há como fazer a limpeza. A previsão é de fazermos o bairro todo em até 15 dias de trabalho, diz Damião.
O secretário esclarece ainda que os terrenos sujos, cheio de mato, estão sendo notificados para que o morador faça a limpeza. Outros lixos, como colchão velho, sofá, cama, fogão, que muitas pessoas deixam em terrenos baldios, o certo é encaminhar para o aterro sanitário que fica localizado próximo ao campus da Universidade Federal de Rondônia.
Veja Também
Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval