Senadores destacam crescimento do cooperativismo de crédito em Rondônia
As vantagens do cooperativismo de crédito e o crescimento do setor em Rondônia foram temas de discurso do senador Acir Gurgacz e de outros membros do Senado Federal, nesta segunda-feira (21), em Brasília. Acir afirmou que as cooperativas de crédito estão resistindo bem a crise, inclusive com melhor desempenho do que muitas empresas tradicionais. “Historicamente, sempre que o homem enfrenta dificuldades financeiras, busca uma saída na cooperação, na ajuda mútua, no cooperativismo, na parceria com a sociedade e é isso que está acontecendo de forma muito positiva no nosso Estado de Rondônia”, disse.
Segundo Acir, enquanto os grandes bancos estão fechando agências em diversos municípios de Rondônia, as cooperativas de crédito abrem praticamente um ponto de atendimento por mês no estado. “Parabenizo o trabalho da OCB e a SESCOP em Rondônia, que tem o nosso amigo Salatiel Rodrigues como presidente, e parabenizo a todas as cooperativas e também os cooperados”, afirmou.
De acordo com o senador, a população de Rondônia está entendendo que as cooperativas de crédito são as melhores instituições financeiras, pois estão mais próximas dos clientes, movimentam a economia regional e oferecem as menores tarifas pelos serviços que oferecem, bem como as menores taxas de juros. “As cooperativas cobram juros e taxas menores, justamente porque o dinheiro que elas movimentam é do próprio cooperado, que é dono, usuário e investidor do negócio”, explicou. Além desses fatores, segundo ele, soma-se o apelo social, o atendimento diferenciado e a profissionalização das cooperativas de crédito, que tem se mantido sólidas financeiramente, registrando o aumento de capital devido ao reconhecimento dos consumidores quanto à segurança e a confiabilidade.
O discurso de Acir foi elogiado por outros senadores, que também destacaram o fortalecimento do cooperativismo de crédito no país, inclusive em Rondônia. Valdir Raupp disse que sempre apoiou o cooperativismo de crédito, que na sua opinião ajuda tanto o pequeno, quanto o médio e o grande investidor. “Hoje em Rondônia, até mesmo os distritos têm cooperativas funcionando em prédios de dois andares, atendendo toda a clientela urbana e rural”, disse.
Veja Também
Sistema CrediSIS oferece treinamento sobre cooperativismo
Sistema CrediSIS quer ampliar área de atuação
Campanha Cooperou Ganhou da CrediSIS Leste entrega prêmios em Cacoal
Crescimento da CrediSIS Leste supera metas
Sistema CrediSIS investe em capacitação
CrediSIS Leste doa mais 2 mil cofrinhos para Hospital do Câncer
Funcionários da CrediSIS Leste recebem incentivo para ler mais