Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Servidor pode se afastar e aguardar a aposentadoria em casa

O servidor público que completou o tempo de contribuição e a idade para a aposentadoria pode requerer o afastamento do trabalho, sem perda da remuneração, após 60 dias da data do registro do protocolo do processo até a concessão do benefício. A orientação é da gerente de Benefícios e Proventos da Superintendência Estadual de Administração e Recursos Humanos (SEARH), Elizete Teixeira.

Segundo Elizete, atualmente tramitam, em média, 250 processos com pedido de aposentadoria de servidores de todos os órgãos do governo. Para agilizar o andamento dos processos com pedidos de concessão de aposentadoria compulsória dos servidores que completaram 70 anos de idade, a Gerência trabalha em conjunto com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon).

Para o homem, a aposentadoria ocorre aos 60 anos de idade e 35 de contribuição previdenciária, enquanto a mulher adquire o direito a partir dos 55 anos e 30 de contribuição. Professores e policiais, profissões consideradas de risco ou insalubres, têm direito à aposentadoria especial, concedida com 30 anos de contribuição ao homem e 25 para a mulher.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Por unanimidade, STF anula sessão da Câmara e confirma perda do mandato de Carla Zambelli