☰
 
Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Servidores da Sejus suspendem paralisação e aceitam proposta do Governo

A paralisação de 24 horas, marcada para acontecer nesta sexta-feira (21) em todo o sistema penitenciário e socioeducativo do estado, foi suspensa pela categoria durante Assembleia Geral Extraordinária realizada hoje (21) na sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon).



Ponto a ponto, o diretor financeiro do Singeperon, Jorge Gorayeb, informou à categoria que o Estado considerou aumentar de 35 para 55 o número de candidatos aprovados no último concurso a serem convocados para tomarem posse, em substituição a policiais da reserva remunerada (RR’s).

Os representantes da categoria haviam se reunido na quinta-feira (20) com a Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), ocasião em que foi melhorada a proposta anterior apreciada pela categoria no último dia 17.

Ponto a ponto, o diretor financeiro do Singeperon, Jorge Gorayeb, informou à categoria que o Estado considerou aumentar de 35 para 55 o número de candidatos aprovados no último concurso a serem convocados para tomarem posse, em substituição a policiais da reserva remunerada (RR’s).

Sobre essa questão, o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, considerou que o aumento não é significativo e não irá atender as necessidades do sistema. “Contudo, estamos dialogando com a secretária de Justiça, Elizete Lima, e analisando outras possibilidades para que o efetivo seja aumentado, em pelo menos mais 100, considerando o prenchimento de vagas deixadas por servidores que tomaram posse em outros cargos”, informou ao revelar ainda que se preciso for irá acionar o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

No que se refere ao pagamento das progressões funcionais devidas, o Governo diminuiu de 10 para 7 parcelas, a iniciar em março/2014. Também concordou em pagar o adicional de insalubridade aos servidores beneficiados com decisão judicial, no percentual concedido. Os servidores aptos a receberem o benefício que, por algum motivo não esteja percebendo, terá implantado no contracheque.

De acordo com o presidente, quanto os filiados que entraram no sistema depois da promulgação da Lei nº 2161 de 2009, o sindicato já está com uma ação ajuizada desde 2012, com decisão favorável em primeira instância para o pagamento do adicional de insalubridade no percentual de 40% sobre o vencimento. O Estado já recorreu ao Tribunal. “Estamos confiantes, pois nossos fundamentos são fortes. É um direito de todos os nossos filiados”, reforçou.

todos os filiados que entraram depois da lei 2165, o sindicato já está com essa ação ajuizada desde 2012, ganha em primeira instancia, estado já recorreu ao tribunal com fundamento forte para ganhar essa causa e estender os 40% para todos os filiados desta causa.

Quanto ao banco de horas que o Estado exige que deve ser cumprido pelos plantonistas, este foi irredutível, afirmando que não tem pessoal suficiente para manter escala normal.

Anderson ressaltou a decisão dos filiados e destacou o bom andamento nas negociações com o Governo. “O diálogo vem sendo mantido, diferente do que acontecia na administração anterior, e isso tem sido primordial para as conquistas até hoje alcançadas”, disse.

“Ninguém quer greve, e ambas as partes estão se esforçando para isso, principalmente a secretária de Justiça, pois sabemos da fragilidade em que se encontram hoje nossas forças de segurança”, enfatizou Pereira.

Mesmo com a proposta aceita, Anderson afirmou que o processo de negociação continua, no sentido de reforçar as principais reivindicações da categoria, principalmente no que tange à segurança nas unidades prisionais que estão funcionando no limite e com estrutura mínima.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6