Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Servidores dos aeroportos de Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal são capacitados

Encerrou-se neste fim de semana o Curso Básico de Segurança em Aviação Civil (AVSEC) ministrado aos servidores dos aeroportos de Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal. A capacitação é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e fundamental para que aeronaves de grande porte sejam liberadas para a pouso e decolagens nesses aeroportos.
O curso é uma realização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e faz parte de uma série de medidas do Governo de Rondônia para fomentar o desenvolvimento da aviação comercial no interior do estado. Entre elas também estão a redução da alíquota do ICMS cobrado sobre o querosene de avião de 25% para 4% e a compra e instalação de um novo Raios-X, investimento de R$ 97 mil.
O encerramento da capacitação contou com a presença do diretor Geral do DER, Coronel Caetano; do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), dos deputados estaduais Laerte Gomes (PEN) e Airton Gurgacz (PDT).
O diretor do DER, Coronel Caetano, afirmou que há um grande esforço do Governo do Estado e da Bancada Federal para manter a operacionalidade dos Aeroportos, bem como melhorar a infraestrutura física. Em ji-Paraná, por exemplo, Caetano citou a restauração e a sinalização de toda pista, e o novo raio-x. Caetano também agradeceu a atuação dos dois deputados de Ji-Paraná pelos aeroportos do interior, especialmente o apoio dos parlamentares em prol da redução da alíquota do ICMS da querosene.
O prefeito lembrou que a capacitação dos servidores era aguardada há bastante tempo, porque era um dos impedimentos para que aeronaves maiores possam operar no aeroporto da cidade. “Este é um compromisso que o DER assumiu e está cumprindo. O DER também já está providenciando a alteração na posição da estação meteorológica e a demarcação viária especifica para este tipo de aeronave”, ressaltou Jesualdo.
Já os deputados Laerte Gomes e Airton Gurgacz, que possuem uma atuação parlamentar bastante firme visando a vinda de mais voos para o Estado, disseram que os investimentos do Governo do Estado são muito importantes, porque tem aos poucos conseguido dotar os aeroportos com o mínimo de condições técnicas operacionais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento