Rondônia, 04 de maio de 2024
Geral

Servidores vão as ruas contra falta de reposição salarial no Estado

Os maiores sindicatos de servidores públicos estaduais estão convocando suas categorias para um grande ato público, nesta quarta-feira, dia 01 de abril, a partir das 09 horas, em frente ao palácio do Governo, em Porto Velho. O movimento é um protesto contra o governador que nega reajuste salarial para o funcionalismo utilizando como argumento a crise econômica mundial.



O pedido de suplementação orçamentária no início do ano é a prova de que a arrecadação já supera as expectativas do governo manifestadas na Lei Orçamentária.

Ainda no mês de março o governo encaminhou e os deputados estaduais aprovaram sem qualquer questionamento a suplementação orçamentária no valor de R$ 52 milhões. A suplementação orçamentária é um mecanismo utilizado pelos governos geralmente no final de cada ano, quando há a constatação de que a arrecadação superou o orçamento encaminhado ao legislativo e aprovado pelos deputados.

O pedido de suplementação orçamentária no início do ano é a prova de que a arrecadação já supera as expectativas do governo manifestadas na Lei Orçamentária.

Os servidores estaduais acumulam perdas salariais de mais de 18% na administração do governador Ivo Cassol, segundo a CUT, enquanto no mesmo período a arrecadação do Estado cresceu quase 150%.

Um estudo recentemente publicado pela CUT e pelos sindicatos revelou que o Estado compromete apenas 33% da arrecadação com folha de pagamento, enquanto o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 49%. Constatou-se que o governo possui margem e recursos para pelo menos repor perdas salariais, o que ficou comprovado através do aumento do valor e do número de cargos comissionados, da criação de nova secretaria, e até pelo reajuste do próprio salário do governador, do vice-governador, de todos os secretários e dos adjuntos em mais de 25%.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Unimed diz que está implementando nova classificação de risco e fez novas contratações

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas

Mulher que teve 100% do corpo queimado em explosão segue em estado gravíssimo; filho já está andando