Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Sesau e Agevisa alertam municípios sobre caso de Zika Vírus em Porto Velho

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) em conjunto com a Agência de Vigilância em Saúde (AGEVISA) emitiram na última semana uma Nota Técnica dirigida às Secretarias Municipais de Saúde com orientações e medidas de prevenção do Zika vírus.



Caso importado em Porto Velho

Os municípios rondonienses foram alertados do avanço dos casos de surto de infecção pelo Zika vírus, identificado no Brasil pela primeira vez. O documento em forma de alerta informa que, não há casos autóctone (de origem local) confirmados de febre Zika vírus no estado de Rondônia “havendo a confirmação de um caso importado”. No entanto, “em face da existência do vetor na maioria dos municípios há risco da entrada da doença nesse território”.

Caso importado em Porto Velho

O caso de doente com Zika vírus a que a nota se refere, é de um paciente de Porto Velho que viajou recentemente para um estado do Nordeste, onde existe a maior incidência da doença associada com microcefalia, e pode causar complicações neurológicas como a síndrome de Guillain-Barré em locais com circulação simultânea do vírus da dengue. O alerta emitido pela SESAU e AGEVISA não revela quantos casos suspeitos sendo investigados existem em Porto Velho.

O Zika vírus (ZIKV) é um vírus da família Flaviviridae, o mesmo da dengue e da febre amarela, responsável por uma doença chamada Febre Zika, que apresenta sinais e sintomas similares ao da dengue, porém mais brandos. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A doença evolui em 3 a 7 dias e os sintomas são de febre baixa, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, conjuntivite, dor nos olhos, fotofobia, coceira na pele e rash (erupções avermelhadas na pele), e pode haver sintomas de dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, aftas, tontura ou perda de apetite.

A Nota Técnica é assinada pelo Secretário de Estado da Saúde Williames Pimentel de Oliveira, a diretora geral da AGEVISA Maria Arlete da Gama Baldez e Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa, gerente de Programas Estratégicos de Saúde/Atenção Básica.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento