Rondônia, 11 de outubro de 2024
Geral

Sesau e SBD participam de Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

Uma parceria entre a representação rondoniense da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-RO), programam para o próximo dia 05 de dezembro, uma ação de prevenção ao câncer de pele, como parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, realizada neste dia.



O secretário Milton Moreira foi receptivo à parceria e disse que a equipe da Sesau estará auxiliando em toda a logística para que o evento tenha resultado satisfatório. No dia da campanha, além da equipe de médicos da SBD, estarão participando ainda os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia.

Assim, no dia da campanha, 05 de dezembro, no horário das 8 às 13 h, na sede da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) estarão sendo realizados triagem e diagnósticos, além de orientação sobre a prevenção ao câncer de pele, com o objetivo de diagnosticar precocemente e encaminhar as pessoas para o tratamento da doença.

O secretário Milton Moreira foi receptivo à parceria e disse que a equipe da Sesau estará auxiliando em toda a logística para que o evento tenha resultado satisfatório. No dia da campanha, além da equipe de médicos da SBD, estarão participando ainda os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia.

De acordo com o dermatologista Cipriano Ferreira da Silva Júnior, a parceria será de suma importância para alertar a população sobre os cuidados necessários à prevenção do câncer de pele. Ele informa ainda que após diagnóstico de alguns casos, a equipe está se preparando para a realização de cirurgias de casos que forem necessários.

Segundo ele, a SBD realiza neste dia 05 de dezembro a 11ª. Edição nacional da campanha, com cobertura simultânea em 23 estados.

Câncer de pele: como prevenir?

A exposição ao sol de forma inadequada traz inúmeros prejuízos à pele e é responsável pelo tipo de câncer mais comum e de maior incidência no Brasil. A população deve se conscientizar sobre os riscos da exposição solar excessiva e a necessidade de utilização de proteção contra os raios UV.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela está concentrada nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares. As pessoas de todos os tipos de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Grupos de maior risco estão entre pessoas de pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos. Entre as medidas de proteção, recomenda-se o uso de chapéus e protetores solares.

Além da proteção solar, é necessário fazer avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença e estar atento ao crescimento de sinais com aparência avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; pintas pretas ou que mudam de cor, além de manchas e feridas que não cicatrizam, apresentam coceiras, crostas, erosão ou sangramento.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia nesta sexta e no sábado

Ministério Público Eleitoral entra com representações por derrame de santinhos na capital

Tudo em até 24x: Grupo Rovema anuncia condições especiais de parcelamento em comemoração ao aniversário da Autovema

Obstrução de Justiça: MP faz prisão em nova operação que investiga supostos crimes de promotora