Sindeprof articula apoio em Brasília para garantir direitos de técnicos educacionais e garis

Em busca de avanços em pautas históricas para o serviço público municipal, a vereadora e presidente do Sindeprof, Elis Regina, reuniu-se nesta semana com o senador Marcos Rogério (PL). O encontro, realizado no escritório político do parlamentar, teve como foco principal a articulação política para a aprovação de dois Projetos de Lei (PL) estratégicos que tramitam no Senado Federal.
Pautas em Destaque
A reunião contou com a presença de representantes das categorias de técnicos educacionais e garis, que buscam reconhecimento e valorização salarial em nível nacional. Os projetos em discussão são:
1. PL 2131/21 (Técnicos Educacionais): Visa o reconhecimento e a estruturação da carreira para profissionais que atuam no suporte pedagógico e administrativo das escolas.
2. PL 4146/20 (Garis): Trata do piso salarial e de garantias para os profissionais de limpeza urbana, uma categoria essencial para a saúde pública.
"Sempre que viemos ao gabinete do senador, somos recebidos com gentileza e compromisso com o serviço público", afirmou Elis Regina. Ela destacou que o apoio do senador é crucial para que as matérias avancem no rito de prioridade em Brasília.
Compromisso em Brasília
O senador Marcos Rogério reafirmou sua disposição em atuar como ponte entre os servidores de Rondônia e as comissões do Senado. Segundo o parlamentar, os projetos já passaram pela Câmara dos Deputados e agora aguardam despacho do presidente do Senado para as comissões ou diretamente para o plenário.
"A educação é um conjunto de servidores; o professor já tem seu piso nacional, mas os demais que compõem essa cadeia ainda aguardam esse reconhecimento. Da mesma forma os garis, que desempenham um papel fundamental. Temos o compromisso de acompanhar o andamento e fazer a defesa dessas categorias no Senado", garantiu Marcos Rogério.
O senador já despachou com sua assessoria ofícios endereçados à Mesa Diretora e ao Presidente do Senado, Marcelo Alcolumbre, pedindo a colocação dos projetos na pauta e dar rito célere na votação dos dois projetos.
Próximos passos
A articulação faz parte de uma série de agendas que a presidente Elis Regina tem cumprido na capital federal e no estado. A expectativa é que, com o apoio da bancada federal rondoniense, os projetos ganhem celeridade na pauta de votações do segundo semestre de 2026.
Veja Também
Três policiais militares perdem cargos após condenação em esquema de usura
Imóvel abandonado será demolido após laudo da Defesa Civil em Porto Velho
Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B
Sindsef/RO e Sinasefe reúnem-se com o Decipex para defender pautas cruciais dos ex-Territórios