Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Geral

Sindeprof celebra 36 anos de lutas e conquistas em Porto Velho com grande festa para o servidor neste sábado

|
da Assessoria

No dia 31 de janeiro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Velho (Sindeprof) completou 36 anos de fundação. A data será comemorada neste sábado 07.02 com uma grande festa na sede social da entidade, com o sorteio de um carro zero quilômetro, duas motocicletas, e R$ 40 mil em dinheiro.

“Será mais um momento de confraternização dos filiados e de celebração por mais um ano de fundação. Cada servidor filiado, do mais antigo ao mais novato, será bem-vindo e testemunhas da evolução desse sindicato nesses 36 anos. Vocês são as grandes testemunhas dessa história”, disse a presidente Ellis Regina.

O Vice-Presidente do Sindeprof, Felisberto Legal, também trilhou o contexto histórico da entidade da qual foi também presidente, e ressaltou que a fundação do sindicato se consolidou como o principal pilar de defesa do funcionalismo na capital rondoniense, dois anos após a promulgação da Constituição de 1988.

“A fundação do Sindeprof se deu paralelamente a outros grandes sindicatos representativos estaduais, e nasceu com o objetivo de organizar a categoria em busca de valorização. Todo o nosso trabalho, entre lutas, conquistas e vitórias sempre foram voltadas ao nosso servidor municipal”, ressaltou Felisberto.

HISTÓRICO

Sobre o SINDEPROF

O Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Velho – Sindeprof foi fundado dia 30 de janeiro de 1990, tendo como primeiro presidente o professor economista Aldemir Saldanha.

Até então, a categoria dos servidores públicos municipais era representada por uma entidade classista sem qualquer perfil político para lutar pela valorização da classe.

Antes de se transformar em sindicato, a categoria era representada pela Associação Recreativa dos Servidores Municipais, que mudou posteriormente de nomenclatura, para Associação dos Servidores Municipais.

Nessa época, o País passava por transformações, e ainda era proibida a militância sindical. Esse paradigma só veio a ser quebrado em 1988, com a promulgação da Constituição Federal. Sindicatos passaram a ter o poder de representatividade.

Foi daí que surgiu a idéia da criação de um sindicato como instrumento de luta da categoria dos servidores públicos municipais de Porto Velho. Dia 30 de janeiro de 1990 estava criado o Sindeprof, na 1ª administração do prefeito Chiquilito Erse.

Missão

Defender e representar os direitos e garantias de nossos servidores, sempre respeitando o regime Democrático e de Direito.

Visão

Ser uma entidade determinada em defesa da luta sindical com objetivos de crescimento e respeito aos associados.

Ao longo dessas mais de três décadas, lideranças como Aldemir Saldanha “Pereca”, Raimundo Nonato da CUT, Felisberto Leal e a atual presidente Ellis Regina conduziram a entidade através de desafios históricos, transformando o Sindeprof em uma referência de mobilização e resistência na região Norte.

A trajetória do sindicato é marcada por uma evolução patrimonial e de serviços que refletem o respeito e a aplicação estratégica das contribuições dos associados.

Entre as maiores vitórias físicas, destaca-se a inauguração da sede administrativa em 2015, um marco para o atendimento ágil da categoria, além da construção de uma moderna sede social, que oferece lazer e dignidade à família do servidor.

Indo além do suporte jurídico e sindical, a entidade inovou ao disponibilizar o Sindeprof Assistência Médica, garantindo acesso à saúde de qualidade em momentos essenciais, provando que o sindicato cuida do trabalhador tanto no ambiente de trabalho quanto na sua vida pessoal.

Ao celebrar 36 anos, o Sindeprof reafirma o compromisso com a transparência e a utilização eficiente da contribuição sindical, revertendo cada recurso em benefícios tangíveis e lutas por reajustes salariais e Planos de Carreira (PCCR).

O crescimento da entidade espelha a própria evolução da administração municipal de Porto Velho, sendo o sindicato o elo fundamental que assegura que o progresso da cidade não ocorra sem a devida valorização de quem faz a máquina pública girar. Mais do que uma estrutura física, o Sindeprof chega a 2026 como um símbolo de unidade e esperança para milhares de servidores municipais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura prorroga prazo para pagamento do IPTU com 10% de desconto até 5 de março

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança