Rondônia, 27 de junho de 2026
Geral

Sinder repudia ação de dirigente que obrigou servidores do DER trabalhar no feriado

Em uma demonstração de “autoritarismo e desrespeito” ao servidor público, o Residente Regional do DER/RO em Rolim de Moura, Edimar Dias Franskoviaki, obrigou os servidores, subordinados a ele, a trabalhar no feriado de 1o de maio (Dia do Trabalho). Segundo denúncia dos trabalhadores feita ao sindicado que os representa (Sinder-RO), o residente ameaçou reduzir em 10% a produtividade dos que não fossem ao trabalho.

O presidente do Sindicato, Francisco Vicente de Souza (Chicola), repudiou a ação classificando-a como injusta e imoral. O fato foi relatado ao representante sindical na reunião realizada no último dia 27 de abril. “Já naquela data as ameaças eram feitas aos trabalhadores que se recusassem a trabalhar no feriado. No dia 1º de maio, os servidores me ligaram dizendo que estavam trabalhando sob pena de sofrer perdas salariais caso não fossem a campo cumprir a jornada normal de trabalho”.

Em apoio aos servidores, o Sinder formalizará denúncia junto ao Ministério Público do Estado para que a situação seja averiguada, prevenindo qualquer dano ao trabalhador. “O servidor público não é escravo, ele tem direitos e deveres. A ação do residente é uma clara afronta ao Estado Democrático de Direito e aos Direitos Humanos e do Trabalhador”, assevera Francisco Vicente.

O Sinder-RO, Sindicato em Autarquia do Servidor do Departamento de Estrada de Rodagem de Rondônia, é filiado a Fasderbra, Federação Sindical dos Servidores dos Departamentos de Estradas de Rodagem do Brasil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prazo para pagamento de licenciamento de veículos com placa final 6 termina na terça

Jogo da Seleção: Governo estadual reduz expediente na próxima segunda-feira até 11h30

Jogo da Seleção: Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira

Jogo da Seleção: TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na segunda-feira