Rondônia, 19 de maio de 2024
Geral

SINDICATO PARALISA TRANSPORTE COLETIVO NA CAPITAL

O transporte coletivo em Porto Velho está parado desde o início da tarde. Os manifestantes ligados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Urbano de Rondônia (Siteruperon) pressionam por um acordo e exigem 11% de reajuste. A direção das empresas não atende as reivindicações e não concorda nem mesmo em conceder os 7% anteriormente prometidos. Na manhã desta sexta-feira mandaram advogados negociar o fim da greve, o que revoltou os trabalhadores.
Em um esforço para buscar um fim para o impasse da greve do transporte público, que prejudica a população de Porto Velho há três dias, o secretário municipal do Trânsito e Transportes, Itamar Ferreira, convocou uma reunião com representantes de trabalhadores e empregados. O encontro ocorreu na sede da Semtran mas nada foi definido.

O procurador Jurídico do Município, Mário Jonas Guterrez, também participou dos debates, junto com outras 15 pessoas, ligadas aos dois sindicatos. “Conclamo que se chegue a um consenso, pois a população está sendo prejudicada”, definiu Mário. Para ele, os 40% de atendimento ao serviço, que passa a 70% nos horários de pico, não são suficientes. “Nós da prefeitura queremos que os ônibus voltem a circular nos 100% de capacidade”, explicou.

Itamar criticou a postura das empresas que recuaram da proposta inicial apresentada à categoria, e passaram a oferecer apenas a inflação dos últimos 12 meses. Para ele, as negociações deveriam ser reiniciadas a partir da primeira proposta patronal. Apesar da presença do presidente do SET, Roberto Lerina, os advogados que representavam as empresas do transporte coletivo na reunião alegaram não possuir autonomia para apresentar uma nova proposta sem o aval dos empresários.

SIGA-NOS NO

Veja Também

EMPRESÁRIOS NÄO CEDEM E GREVE NO TRANSPORTE CONTINUA

PORTO VELHO AMANHECE SEM TRANSPORTE COLETIVO; EMPRESAS PODEM SER AUDITADAS

JUSTIÇA DO TRABALHO AUMENTA MULTA CONTRA SINDICATO; PARALISAÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO SEGUE

GOVERNO COLOCA COE EM ÔNIBUS PARA GARANTIR TRANSPORTE COLETIVO EM PORTO VELHO

MESMO COM INTERVENÇÃO DA PM, GREVE NO TRANSPORTE COLETIVO É QUASE TOTAL; Confira imagens

Sedesc reafirma que negociação somente após o retorno do mínimo de ônibus