Sindicatos municipais pedem apoio e compromisso da bancada rondoniense na aprovação da PEC 47/2023

O Sindeprof realizou na tarde de segunda-feira (27), no plenário da Escola do Legislativo, uma importante reunião com a presença de sindicatos representativos do serviço público municipal e estadual em Rondônia para tratar da PEC 47/2023.
Originada a partir da PEC 07/2018, aprovada no Senado Federal, a PEC 47 amplia o prazo para incorporar no quadro em extinção da administração federal, os servidores admitidos até 1991, no caso de Rondônia. Quanto aos de Roraima e Amapá, até 1998.
A reunião debateu questões importantes como a possibilidade da bancada federal rondoniense se unir às de Roraima e Amapá para articular junto às outras representativas dos estados de outras regiões para dar mais celeridade na votação na Câmara Federal.
Segundo a presidente do Sindeprof, -Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Porto Velho, Ellis Regina, coordenadora do evento, hoje foi o primeiro dos vários encontros que a categoria, ao lado de outros sindicatos, pretende realizar a fim de manter um foco permanente nas questões relativas à PEC da Transposição.
“A união de todos será muito importante nessa articulação política. Além dos sindicatos queremos incluir o Governo de Rondônia, a Assembleia Legislativa, as Câmaras Municipais e prefeituras dos municípios a serem beneficiados com a proposta”, ressaltou.
A reunião foi híbrida. O líder da bancada federal rondoniense, deputado federal Maurício Carvalho esteve presente à reunião e falou do desafio que será a aprovação da proposta, em se tratando do tamanho da representatividade da bancada os três estados (24 deputados federais, em um universo de 513 parlamentares que a Câmara possui).
“Vamos iniciar dentro do partido a mobilização para ter o apoio dos outros partidos e dos líderes da Câmara Federal para que eles possam orientar o voto a favor dessa PEC no plenário afim de termos maioria na aprovação da proposta”, disse o deputado Maurício Carvalho.
O parlamentar ressaltou a importância da instalação da Comissão Especial da PEC 47 (já proposta pela deputada federal Christiane Lopes há duas semanas) e a união de servidores, sindicatos e do próprio Estado em torno do assunto. “Não existe deputado federal que seja contra essa comissão ou contra a proposta. A bancada irá levar a proposta de instalação da Comissão ao Presidente da Câmara Federal Arthur Lira”, comentou.
A deputado federal Christiane Lopes enviou representante para a reunião e um vídeo gravado onde expôs seu compromisso com a PEC 47/2023. “Essa Comissão Especial será composta por parlamentares dos três estados para analisar a proposta que foi aprovada no Senado, antes dela seguir para as comissões e ao plenário de votação”, disse a parlamentar ao lembrar que a luta pela transposição foi um de seus primeiros trabalhos quando assumiu a cadeira na Câmara.
O deputado federal Fernando Máximo falou ao vivo na comissão e disse que a questão envolve uma certa resistência do Governo Federal, mas que a união com os sindicatos representativos dos trabalhadores que são da base do atual Governo será fundamental para que um desfecho favorável à PEC 47. “É uma questão de Justiça e de Direito desses servidores serem transpostos depois de tanta dedicação que deram aos seus estados”, concluiu.
A líder do Movimento Vota PEC, do Amapá, Roseli Martins, também participou da reunião deixando uma mensagem em vídeo para os servidores. Segundo ela, é preciso repetir na Câmara Federal, o mesmo trabalho de mobilização realizado no Senado, através da PEC 07/201.
PRESENÇAS IMPORTANTES
A reunião foi prestigiada por líderes sindicais de várias entidades representativas do serviço público estadual e municipal no Estado:
Ellis Regina – Presidente do Sindeprof
Lionilda Simão – Presidente do Sintero
Célia Campos – Presidente do Sindsaúde
Almir José – Presidente do Sindsef
Cristiane Ortega – Presidente do Sinsemat (Municipais da Zona da Mata)
Fernando Neves – Presidente do Sinsemuc (Municipais de Cacoal)
Antônio de Barros “Poeta” – Presidente da Assertron
Jéssica Mingardo – Assessora Jurídica do Sinjur
Joaquim Limeira – Sinsempro
Joelson Chaves – Sinprof
Major Guilherme – Vice-Presidente da Aspometron
Claudir da Mata – Representante da CNTE
Daniele Pestana – Sintemar
Véliton Batista – Sitram (Municipais de Machadinho D´Oeste)
Soeli Mageski – STPMOP (Municipais de Ouro Preto D´Oeste)
Ediane Wendler – Sindismir (Municipais de Mirante da Serra)
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes