Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

Sindsef comemora decisão do STJ que confirma direito ao RSC para professores aposentados

|
da Assessoria

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef/RO) celebra a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que confirma o direito ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para professores aposentados antes de março de 2013. A decisão foi tomada pela 1ª Seção do STJ, durante o julgamento do Tema 1292, realizado no dia 06 de fevereiro.

O presidente do Sindsef, Almir José Silva, celebrou a conquista dos professores e explica que o entendimento do STJ terá efeito vinculante sobre processos semelhantes em andamento, a exemplo da ação do Sindsef, ingressada em 2018, de forma coletiva.

“A decisão corrige um erro que vem sendo praticado com nossos professores aposentados, em especial os pioneiros do Ex-Território de Rondônia, que historicamente tiveram que enfrentar muitos desafios peculiares do processo de ocupação do nosso estado e que há anos lutam pelo reconhecimento desse direito”, destacou Almir José.

No julgamento, o STJ entendeu que o RSC é uma vantagem permanente prevista em lei, e não uma gratificação temporária condicionada ao exercício do cargo. Dessa forma, deve ser incluída no cálculo dos proventos e pensões dos aposentados que possuem direito à paridade, conforme estabelece o § 1º do artigo 17 da Lei 12.772/2012.

O Sindsef continuará acompanhando os desdobramentos desse julgamento para garantir que a aplicação da decisão seja feita de forma justa e célere, assegurou o presidente do Sindsef.

SAIBA MAIS

Em outubro de 2024, o Sindsef/RO comemorou as primeiras decisões da Justiça Federal nos processos das ações individualizadas determinando que a administração pública realizasse as avaliações necessárias para determinar qual nível de RSC se aplica aos professores aposentados cujos pedidos foram indeferidos ou negados, para então, proceder a implantação da gratificação do RSC.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra