Sindsef reúne com Comissão Nacional dos Intoxicados e Acir Gurgacz para alinhar na luta da categoria

Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO realizou, na terça-feira (3), uma reunião virtual com a Comissão Nacional dos Intoxicados e o ex-senador Acir Gurgacz, com o objetivo de fortalecer as ações em defesa dos servidores da extinta Sucam, intoxicados por DDT e BHC durante os trabalhos de combate à malária nas décadas de 1980 e 1990.
Durante o encontro, o ex-senador Acir Gurgacz reafirmou seu compromisso com a categoria e informou que já protocolou solicitação de audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir soluções efetivas que garantam atendimento especializado e contínuo aos trabalhadores intoxicados.
Acir Gurgacz também se colocou à disposição para buscar diálogo com o presidente da Câmara, Arthur Lira, por meio do deputado Hugo Motta, visando destravar a tramitação da PEC 101/2019. A proposta busca assegurar reparação e tratamento médico aos servidores afetados.
A reunião contou com representantes de Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal, incluindo lideranças históricas da luta nacional. Estiveram presentes: Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef; Abson Praxedes, coordenador da Comissão Nacional dos Intoxicados e os membros da comissão Carlos Alberto de Almeida, Ary Otávio, José Alves, Felipe Pereira e José de Assis.
Pelo Sindsef/RO, participaram o presidente Almir José Silva, o vice-presidente Mário Jorge Sousa de Oliveira, o diretor de Secretaria de Saúde, José Gertrudes Valério, e os representantes das coordenações regionais e ex-sucanzeiros: Flávio Santos, Valtair Fonseca, Neuton Aparecido e Roberval Carvalho.
“Vamos acionar os integrantes da Comissão Nacional para estarem presentes em Brasília, assim que for confirmada a audiência com o ministro. Esta é uma luta de reparação histórica e não vamos recuar”, afirmou Almir José Silva.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes