Rondônia, 04 de novembro de 2024
Geral

Sintero se reúne com a nova titular da Seduc para discutir pendências com os trabalhadores

A direção do Sintero teve nesta segunda-feira, dia 07/05, a primeira audiência com a nova secretária de Estado de Educação, Maria Angélica Silva Ayres Henrique, tendo como pauta a busca de soluções para uma série de pendências com os trabalhadores em educação.

Na oportunidade a secretária confirmou que no mês de junho o governo do estado vai implantar o piso nacional e as novas tabelas salariais para Professores e Técnicos Educacionais em cumprimento ao acordo firmado com a categoria para encerramento da greve de 45 dias. Ela também confirmou que informará ao Iperon os novos valores do vencimento dos trabalhadores em educação.

Durante a reunião foi tratado sobre o calendário escolar de 2018, sendo reiterado pela secretária que as comunidades escolares tiveram liberdade para a adequação do calendário visando à reposição das aulas sem prejuízo aos alunos, aos pais nem aos professores.

Acerca da progressão parcial visando evitar a reprovação total de alunos, a secretária disse que as disciplinas que ficarem pendentes podem ser ministradas por professores excedentes ou serem repassadas dentro do novo programa de “residência pedagógica”. Isso para não alterar a carga horária dos professores. No entanto, o governo do estado ainda deverá regulamentar o pagamento de horas extras aos professores que aceitarem o aumento da carga horária para ministrar as dependências.

Outro assunto discutido na reunião foi o projeto Gênesis. Segundo a secretária o programa tem prazo até o mês de junho para ser concluído, e que até a sua conclusão nenhum trabalhador em educação sofrerá prejuízos financeiros ou em suas gratificações.

Ficou estabelecido que se algum trabalhador for prejudicado, deverá procurar imediatamente a CRE e o Sintero para as providências.

A secretária informou, ainda, que a Seduc buscará uma solução para o caso dos supervisores e orientadores lotados em escolas e que não recebem a gratificação por causa da tipificação do estabelecimento.

Ela informou também que o Gênesis já foi reprogramado para aceitar a lotação com mais de 32 aulas dos professores de Língua Portuguesa e Matemática para fins de regularização das horas extras.

A Direção do Sintero aproveitou a oportunidade para informar que fará perícia nas escolas visando identificar onde há periculosidade ou insalubridade para requerer o pagamento de adicional, tendo sido autorizada a entrada dos peritos nas escolas.

Sobre a reformulação do Plano de Carreira (Lei Complementar nº 680/2012) a secretária disse que essa atividade fica inviabilizada neste ano devido ao curso espaço de tempo. Mas a Direção do Sintero adiantou que este será um dos principais itens da pauta de 2019 a ser entregue ainda neste ano de 2018.

Outros assuntos que estavam na pauta não puderam ser discutidos devido ao horário, mas serão tema de uma próxima reunião em greve.

A Direção do Sintero estava na reunião composta pelos diretores Dioneida Castoldi (Secretária-Geral), Manoel Rodrigues da Silva (Secretário de Finanças), Neira Cláudia Cardoso Figueira (Secretária de Formação Sindical), Maria de Fátima Ferreira Rosilho (Secretária de Cultura, Políticas Sociais e Saúde dos Trabalhadores), Francisca Diniz de Melo Martins (Secretária de Assuntos Educacionais), Nereu Klosinski (Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários), Antônio Alves Ferreira (Secretaria de Funcionários de Escolas) e Judith dos Santos Campos (Secretária de Assuntos Jurídicos).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Transforme suas vendas: como as novas funcionalidades do PIX podem revolucionar seu negócio

Secretário Luiz Paulo destaca estratégia do governador em abrir novos mercados internacionais

Obras da nova rodoviária de Porto Velho estão 90% concluídas

Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada em Porto Velho