SIPAM AFIRMA QUE CHUVAS IRÃO SE MANTER ACIMA DA MÉDIA NO MÊS DE MARÇO

Cheia 2015
As condições de oceano continuam dentro da normalidade a ligeiramente acima, segundo análise dos meteorologistas. Não estamos em uma situação de El Niño, porque é uma diferença muito pequena para essa caracterização. Estamos, portanto, mais próximos do padrão de normalidade. As águas do Oceano Atlântico Subtropical Sul estão bastante aquecidas e isso é desfavorável ao transporte de umidade aqui da Amazônia para a região Sul e Sudeste do País. E essa água, pelo fluxo normal que tem, vai cair aqui mesmo, e o que temos observado é que tem se precipitado mais nessa região do Acre, Noroeste da Bolívia e Sul do Peru, explica Marcelo Gama.
Cheia 2015
Porto Velho e Rio Branco têm bacias distintas de captação de águas. E embora a chuva que aconteça na região boliviana chegue aos dois estados, há um divisor dessas águas na fronteira entre a Bolívia e Acre, separando as que descem para o Rio Beni e das que correm para o Rio Acre. Como são chuvas muito localizadas e concentradas, a bacia do Rio Acre sente mais rápido o impacto, suas águas sobem mais rapidamente, pois ocupam uma área menor que a do Madeira. Se comparadas, a bacia do rio acreano corresponde a 2% da área ocupada pela bacia do Rio Madeira, que possui mais de 980 mil quilômetros quadrados até chegar à capital rondoniense, enquanto a do Rio Acre totaliza 25 mil quilômetros quadrados.
Diante das previsões meteorológicas para o período, a expectativa é que o Rio Madeira continue subindo, em ritmo mais lento ao se comparar ao que ocorreu no ano passado.
Sala de Situação
Diante da cheia histórica no Rio Acre e todos os transtornos causados em Rio Branco e outras cidades do Estado, o Sipam disponibilizou um meteorologista para integrar a Sala de Situação montada pelos órgãos da Defesa Civil e pela Secretaria de Meio Ambiente naquela capital.
Veja Também
Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo
Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento