Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Sipam dá início a monitoramento de áreas do programa Terra Legal

As atividades do programa Terra Legal em Mato Grosso e Rondônia passaram a contar, a partir dessa semana, com o suporte do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O trabalho teve início com a chegada de novos profissionais contratados para colocar em prática o acordo de cooperação técnica assinado entre o Sipam e o Ministério do Desenvolvimento Agrário/Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsáveis pela regularização fundiária na Amazônia. “É importante que o Sipam contribua nesse processo de regularização, uma das maiores demandas da população amazônica”, revela o gerente regional do órgão, José Neumar da Silveira.



Controle do desmatamento por satélite

O trabalho será possível graças a um banco de dados geográficos desenvolvido por especialistas do próprio órgão com uso de software livre. Nesta primeira etapa, pré-titulação, ainda serão inseridas no banco as medidas geográficas de cada lote a ser regularizado pelo programa.

Controle do desmatamento por satélite

Uma segunda etapa terá início após a emissão de títulos, quando o Sipam ajudará a inibir o desmatamento nessas propriedades rurais. Através do cruzamento dos mapas digitais dos lotes titulados com imagens de satélite de média resolução, será possível monitorar a cobertura vegetal de cada lote.

“Se antes o governo tinha dificuldade em controlar a exploração desses lotes, agora com a titulação dos posseiros eles assumirão também a responsabilidade de cumprir a legislação ambiental”, explica Francisco Sales Pinto, chefe de regularização fundiária do Terra Legal em Rondônia. Em relatórios periódicos, o Sipam informará ao Terra Legal como está a situação ambiental de cada área titulada.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo