Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Sistema agroflorestal é alternativa para assentamentos de Rondônia

Agricultores familiares dos assentamentos da região de Machadinho d’Oeste estão reunidos hoje e amanhã, no I Seminário “Sistemas Agroflorestais em parcelas de assentamentos rurais: um desafio a ser enfrentado em Rondônia”, sob a coordenação do Incra e do Ceplac, para conhecer sistemas agroflorestais e experiências que estão dando certo na área. O evento está sendo realizado no Centro Cultural de Machadinho D’Oeste.



Na programação do evento estão palestras sobre sistemas agroflorestais com cacaueiros, manejo de solos e alternativas de uso da terra, educação ambiental, créditos bancários para a agricultura familiar, o Programa Assentamentos Verdes do Incra, o novo Código Florestal, o projeto “Quintais Amazônicos” da CES RioTerra, e o papel da assistência técnica.

O superintendente do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, disse que a mudança de cultura nos assentamentos é urgente e que o órgão está proporcionando todas as condições para que isso aconteça de forma dialogada. “Nossa assistência técnica já atinge 100% dos assentamentos emancipados e a orientação é no sentido de ouvir o agricultor, seus objetivos e propostas para então se realizar os projetos junto com ele, buscando a sustentabilidade econômica, social e ambiental para seu lote".

Na programação do evento estão palestras sobre sistemas agroflorestais com cacaueiros, manejo de solos e alternativas de uso da terra, educação ambiental, créditos bancários para a agricultura familiar, o Programa Assentamentos Verdes do Incra, o novo Código Florestal, o projeto “Quintais Amazônicos” da CES RioTerra, e o papel da assistência técnica.

Capacitação, crédito e controle

O Incra e o Ceplac possuem um acordo de cooperação técnica para introdução do sistema agroflorestal (SAF) com cacaueiros e essências florestais como modelo para reposição da Reserva Legal, em projetos de assentamentos localizados nos municípios de Buritis, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia e Vale do Anari.

O objetivo é direcionar para um atendimento completo ao agricultor familiar. A começar pela capacitação que vem tendo todo o apoio da equipe de assistência técnica do Incra (ATER), executada na região pela Emater-RO. A Ceplac e a Rioterra também oferecem as capacitações . Depois dessa fase serão elaborados os projetos individuais ou de associações para buscar o financiamento nos bancos.

Segundo o gerente do Banco do Brasil em Machadinho do Oeste, Edjalma Petronilo Gama, o banco tem disponível R$ 39 milhões para financiar os projetos da agricultura familiar. “É muito mais do que temos para financiar o comércio e outras áreas, mas o crédito por si só não vai adiantar muita coisa. O dinheiro tem que ser bem aplicado, com maior produtividade e levando qualidade de vida ao homem do campo”, disse.

Outra etapa importante no processo é o licenciamento ambiental. O superintendente do Ibama-RO, Renê Luís de Oliveira, frisou a importância dos agricultores fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo ele “é possível desmatar legalmente”, e o CAR vai possibilitar isso, conforme a situação do lote e autorização da Sedam. “É primeira vez na história que vemos uma solução favorável à legalidade, totalmente viável”. Incra, Sedam e Rioterra estão apoiando os agricultores na realização gratuita do CAR.

Durante o evento o superintendente do Incra fez a entrega de um título definitivo de terra aos agricultores Isabel Correa da Silva e Sinval Antônio da Silva. O casal vive no lote desde 1996 e produz café, leite e mandioca. O título da terra abrange os 38 hectares, e tem o custo de R$ 4.500,00 que serão pagos em 20 anos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6