Rondônia, 24 de novembro de 2024
Geral

Super-Lua em 17 de outubro

Foto de formulário PxHere

* Por Telma Cenira Couto da Silva - Especial para o RONDONIAGORA - Se as condições climáticas permitirem, a noite de 17 de outubro nos proporcionará a observação de uma Super-Lua, que será visível em todo o Brasil. Os eventos relacionados à observação da Lua não causam mal algum à visão e podem ser vistos a olho nu.

Para que uma Super-Lua ocorra o centro da Lua, na fase cheia, precisa estar a menos de 360 000 km do centro da Terra.  A Super-Lua de 17 de outubro estará a uma distância de 357 364 km, será a última do ano e, também, a que estará mais próxima ao perigeu, local da sua máxima aproximação à Terra, em 2024. 

Porém, há quem também considere como Super-Lua quando a distância da Lua à Terra está próxima ao valor descrito acima. Para esses, ocorrerá outra em 15 de novembro, quando a Lua estará a 361 867 km.  

A astronomia é uma ciência exata em suas definições, então, por que isso ocorre? Super-Lua não é um termo oficial da astronomia, que não a reconhece como um evento astronômico.  Por exemplo, o efeito de uma Super-Lua nas marés não passa de 5 cm. O termo Super-Lua foi introduzido por um astrólogo, Richard Noller, em 1979.  O que uma Super-Lua traz, quando é observada próxima ao solo, é a sua beleza, digna de ser admirada. 

A Super-Lua parece ser maior e mais brilhante do que uma Lua Cheia comum. Em comparação com uma Lua no apogeu (Micro Lua Cheia), que está à maior distância do centro da Terra, uma Super-Lua é, aproximadamente, 14% maior e 30% mais brilhante. Esses cálculos envolvem a distância Terra-Lua e, portanto, têm valores diferentes para cada Super-Lua!  Mas, como o importante no evento  da Super-Lua é admirar o seu esplendor, essa informação não é relevante.

A Lua entrará na fase cheia no dia 17 de outubro às 08h26 no horário de Brasília, GMT-3, e 07h26, para os que seguem o fuso de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia (GMT-4), entre outros estados. 

Porém, a Lua passará pelo perigeu no dia 16 de outubro às 21h46 no horário de Brasília, e às 20h46no horário de Mato Grosso e dos que seguem o seu fuso horário. 

Ao se aproximar, ou se afastar, do perigeu, a Lua, na fase cheia, mostra toda a sua beleza por, pelo menos, dois dias. Devido à ilusão de óptica a Lua parece, mas não é, maior quando está próxima ao solo.  Esse é o momento ideal para observá-la e tirar fotos. Será melhor observá-la quando ela estiver se pondo, próxima ao solo, na madrugada de 17 de outubro, ainda à frente da constelação de Peixes; ou, quando estiver se levantando ao anoitecer de 17 de outubro,  já entrando à frente da constelação de Áries.

* Telma Cenira Couto da Silva é Doutora em Astronomia (IAG-USP) e professora aposentada da UFMT

SIGA-NOS NO

Veja Também

Praça das Três Caixas d’Água recebe feira de artesanato e gastronomia no final de semana

Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro

Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais

Meteorologia prevê mais chuvas volumosas para Rondônia e outros estados