Rondônia, 17 de novembro de 2024
Geral

Taxistas renunciam a cobrança de bandeira 2 em dezembro, após chegada da Uber

A concorrência com motoristas filiados à empresa Uber fez com que os taxistas da Capital de Rondônia decidissem em sua maioria, renunciar à cobrança da bandeira 2 no final do ano, como sempre acontecia. Pelo regulamento de táxi da Capital, a bandeira 2 pode ser cobrada nos dias úteis, no período entre 22 horas e 6:00 horas da manhã, sábados à partir das 14 horas e durante os domingos e feriados, em tempo integral. Também era integral nos meses de dezembro e começo de janeiro, sendo conhecido como o 13º da categoria.

Tudo mudou entretanto com a chegada da tecnologia. O presidente do Sindicato dos Taxistas (Sintax), Francisco Ferreira dos Santos, afirma que a maioria não irá aderir à bandeira 2. E um dos motivos está a chegada da Uber que se colocou, nos últimos meses, como nova alternativa de locomoção com preços menores. “É uma consciência da categoria que não iremos cobrar. Mas é fato que nem todo mundo irá seguir essa regra. Os motivos são a necessidade da população em primeiro lugar, além da concorrência desleal, a exemplo da Uber”, disse.

Ele também se posicionou sobre a polêmica dos últimos dias envolvendo a categoria que decidiu pelo táxi lotação. A Secretaria de Transportes e Trânsito (Semtran) vai seguir a Lei e já criticou a iniciativa. “Todo projeto de Lei vem do clamor da população. Quando a Uber chegou, a cidade toda abraçou, então, se a população quer, nós vamos entrar com o táxi compartilhado também”, garante o presidente.

Segundo ele, cerca de 90% dos vereadores apoiam a ideia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça obriga Prefeitura a fiscalizar táxi compartilhado em Porto Velho

Serviço de Uber Moto está irregular em Porto Velho, diz Secretaria de Trânsito

Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate

Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida