Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

TCU explica indícios de irregularidades na obra da ponte sobre o Rio Madeira

Respondendo questionamentos durante a audiência pública para sobre a construção da ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Arildo Oliveira, disse que o tribunal age no âmbito de suas competências com decisões técnicas e não políticas. "Quando se é identificada uma irregularidade é porque foi analisada. O que o TCU faz é evitar que haja prejuízos aos cofres públicos.

A obra está parada ainda no edital de licitação. O DNIT apresentou dois orçamentos. Em um exame superficial identificamos uma série de indícios de irregularidades. No caso do "dolf" na ponte, que onera a obra em 40%, foi exigência do Ministério dos Transportes e não do TCU. O tribunal vai fazer com que o DNIT cumpra esta exigência, mas há alternativas técnicas. O que o DNIT precisa fazer é apresentar alternativas.

Requerida pelo deputado Professor Dantas (PT), a audiência pública foi realizada nesta segunda-feira na Assembléia Legislativa e contou com a participação do presidente da ALE, deputado Neodi Carlos (PSDC), que presidiu os trabalhos; senador Valdir Raupp; prefeito da Capital, Roberto Sobrinho; diretor da Diretoria de Planejamento do DNIT, Miguel de Souza; presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Dênis Baú e a presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Balsa, Francisca Queiroz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema