Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

TCU explica indícios de irregularidades na obra da ponte sobre o Rio Madeira

Respondendo questionamentos durante a audiência pública para sobre a construção da ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Arildo Oliveira, disse que o tribunal age no âmbito de suas competências com decisões técnicas e não políticas. "Quando se é identificada uma irregularidade é porque foi analisada. O que o TCU faz é evitar que haja prejuízos aos cofres públicos.

A obra está parada ainda no edital de licitação. O DNIT apresentou dois orçamentos. Em um exame superficial identificamos uma série de indícios de irregularidades. No caso do "dolf" na ponte, que onera a obra em 40%, foi exigência do Ministério dos Transportes e não do TCU. O tribunal vai fazer com que o DNIT cumpra esta exigência, mas há alternativas técnicas. O que o DNIT precisa fazer é apresentar alternativas.

Requerida pelo deputado Professor Dantas (PT), a audiência pública foi realizada nesta segunda-feira na Assembléia Legislativa e contou com a participação do presidente da ALE, deputado Neodi Carlos (PSDC), que presidiu os trabalhos; senador Valdir Raupp; prefeito da Capital, Roberto Sobrinho; diretor da Diretoria de Planejamento do DNIT, Miguel de Souza; presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Dênis Baú e a presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Balsa, Francisca Queiroz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026