Rondônia, 30 de novembro de 2024
Geral

Temperaturas ficarão acima do normal nos próximos meses

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê para os próximos três meses (outubro, novembro e dezembro) que as temperaturas deverão ficar acima da média em Mato Grosso, Rondônia e Acre. Segundo o órgão, as chuvas deverão ficar abaixo do normal durante o mês de outubro em partes dos três Estados e a umidade relativa do ar deve se elevar gradativamente ao longo desses meses.



Segundo o Sipam, a umidade relativa do ar vai se elevar gradativamente a partir de outubro em Rondônia e Acre, e a partir de novembro em Mato Grosso.

“As chuvas nas demais áreas ficarão em níveis normais em outubro. Nestes próximos três meses começam a ocorrer chuvas mais frequentes e intensas. Teremos mais dias de chuva”, diz o meteorologista Ranyere Nóbrega.

Segundo o Sipam, a umidade relativa do ar vai se elevar gradativamente a partir de outubro em Rondônia e Acre, e a partir de novembro em Mato Grosso.

Os dados fazem parte do Boletim Climático da Amazônia, elaborado mensalmente pelos meteorologistas dos três centro regionais do Sipam (Porto Velho, Belém e Manaus). Todos os meses, os meteorologistas realizam a reunião climática da Amazônia, quando se faz o prognóstico do clima para os próximos três meses. Na reunião, os profissionais analisam as previsões dos modelos climáticos gerados por supercomputadores e interpretam outros dados, como chuvas, radiação solar, temperaturas da superfície do mar, termoclina.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MPRO tem candidatura única ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Operação de combate ao crime organizado e facções cumpre mandados contra 30 alvos em cinco cidades rondonienses

Operação Sorriso realiza cirurgias gratuitas para pacientes com fissuras labiopalatinas a partir deste sábado

Sindsef convoca filiados de Porto Velho, Candeias e Itapuã para assembleia de escolha de delegados do XIX Contrasef