Temperaturas ficarão acima do normal nos próximos meses
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê para os próximos três meses (outubro, novembro e dezembro) que as temperaturas deverão ficar acima da média em Mato Grosso, Rondônia e Acre. Segundo o órgão, as chuvas deverão ficar abaixo do normal durante o mês de outubro em partes dos três Estados e a umidade relativa do ar deve se elevar gradativamente ao longo desses meses.
Segundo o Sipam, a umidade relativa do ar vai se elevar gradativamente a partir de outubro em Rondônia e Acre, e a partir de novembro em Mato Grosso.
As chuvas nas demais áreas ficarão em níveis normais em outubro. Nestes próximos três meses começam a ocorrer chuvas mais frequentes e intensas. Teremos mais dias de chuva, diz o meteorologista Ranyere Nóbrega.
Segundo o Sipam, a umidade relativa do ar vai se elevar gradativamente a partir de outubro em Rondônia e Acre, e a partir de novembro em Mato Grosso.
Os dados fazem parte do Boletim Climático da Amazônia, elaborado mensalmente pelos meteorologistas dos três centro regionais do Sipam (Porto Velho, Belém e Manaus). Todos os meses, os meteorologistas realizam a reunião climática da Amazônia, quando se faz o prognóstico do clima para os próximos três meses. Na reunião, os profissionais analisam as previsões dos modelos climáticos gerados por supercomputadores e interpretam outros dados, como chuvas, radiação solar, temperaturas da superfície do mar, termoclina.
Veja Também
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará
Comissão Eleitoral está recebendo inscrições de chapas para eleições no Sindeprof