Rondônia, 30 de abril de 2024
Geral

Temporais avançam para Rondônia nesta terça com possibilidade de intensa ventania e chuva de granizo

Segundo a agência Climatempo, uma forte Linha de Instabilidade (LI) avança de Mato Grosso para Rondônia levando nuvens com temporais também para este estado. O deslocamento desta LI vem provocando chuva forte desde a tarde e noite de ontem. Os temporais começaram sobre o Tocantins, nordeste de Mato Grosso e leste do Pará e avançaram pelo centro-norte de Mato Grosso.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em Colinas do Tocantins choveu 41,0 mm entre 14 e 15 horas da segunda-feira, 16 de outubro e na manhã desta terça-feira, entre 9 e 10 horas choveu 65,8 mm sobre Juína, município de Mato Grosso próximo de Rondônia.

A sequência de imagens de satélite (ao lado) mostra claramente as nuvens carregadas (manchas azuladas e vermelhas) da Linha de instabilidade (LI) avançando pelo centro-norte de Mato Grosso em direção a Rondônia.

No decorrer da tarde e noite desta terça-feira, o estado de Rondônia, incluindo a capital Porto Velho, também as áreas no sudeste/sul do Amazonas e do leste do Acre, incluindo Rio Branco, podem ter chuvas intensas e ventania por causa da passagem desta Linha de Instabilidade. Não se descarta a ocorrência de granizo. As rajadas de vento mais fortes podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 90 km/h.

Na madrugada desta terça-feira,17, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu rajadas de 77 km/h em Sorriso e em Sinop, municípios do norte de Mato Grosso.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MP entra com ação e Polícia Civil é obrigada a retornar registo de ocorrências nas UNISPs da capital

Plano Bresser: reunião com a Justiça do Trabalho define novo cronograma de pagamento

Complexo da Madeira Mamoré será reaberto no próximo sábado

Sindsef convoca para filiados para debater reajuste salarial nesta terça-feira