Rondônia, 26 de novembro de 2024
Geral

Temporal em Porto Velho registrou ventos de até 80,6 Km/h

O vendaval que atingiu Porto Velho na tarde domingo começou sua formação próximo a Candeias do Jamari e ganhou força em direção a Porto Velho, atingindo com maior intensidade as regiões Sul, Leste e Central da capital, segundo informações do Sisteam de Proteção da Amazônia (Sipam). Os ventos atingiram velocidade de até 80,6 km/h, e foram classificados com grau 10, numa escala de vai de 0 a 12.

Na capital, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 50 chamados após a forte tempestade, que causou grande número de quedas de árvores, afetou a rede elétrica, derrubou uma torre de TV, e ainda destelhou casas.

Para o Sipam, o temporal foi provocado pela “formação de nuvens convectivas, tipo Cumulusnimbus (Cb), que devido ao forte calor e a alta umidade da região, ganharam mais desenvolvimento, provocando chuvas que vieram acompanhadas de rajadas de ventos, descargas atmosféricas e queda de granizo. Esses tipos de fenômenos são comuns nesta época do ano, devido à combinação de altas temperaturas e umidade do ar”.

Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na Embrapa – CPAF, no período compreendido entre as 14 horas e 15 horas, foi registrado chuva de 10,4 mm. A direção dos ventos predominou de Sudoeste.

Na manhã desta segunda-feira (12), em alguns bairros da capital, a energia ainda não foi restabelecida, como é o caso dos bairros JK e Teixeirão. Na região central da  capital, muitas árvores continuam caídas. Segundo capitão do Corpo de Bombeiros Roberto Elói, após a chuva, a corporação iniciou os trabalhos de retirada das árvores em alguns pontos onde o trânsito estava congestionado. “Nós iniciamos os trabalhos de retirada de árvores logo após a chuva dar trégua, a prefeitura nos ajudou bastante para que nos conseguisse liberar a passagem”, explica.

Em relação a rede de energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Rondônia confirma que vários pontos sofreram danos após serem atingidas por telhas, outdoors, árvores que caíram e derrubaram postes, assim como uma torre de comunicação. Equipes de plantão e sobreaviso foram acionadas e realizaram o atendimento as ocorrências dando prioridade para as áreas que ofereciam risco de vida e que atendiam hospitais.

Vítimas

Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva e os ventos causaram a derrubada de uma parede em cima de um homem de 50 anos. Ele teve fratura expostas nas duas pernas por ter quebrada as duas tíbias.

Na manhã desta segunda-feira, o idoso Inácio Xavier, de 72 anos, morreu eletrocutado em um pasto de uma propriedade rural no final da Avenida Raimundo Cantuária, Bairro Jardim Santana, Zona Leste de Porto Velho. No local, há um fio de alta tensão que pode ter caído com o temporal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Temporal derruba torre da Record em Porto Velho; veja fotos

Idoso morre eletrocutado em Porto Velho

Temporal atinge Tarilândia e Rolim de Moura no fim de semana

Eletrobras teve 400 ocorrências após o temporal em Porto Velho

Vídeo: Protestos seguem em vários bairros sem energia em Porto Velho

Eletrobras promete restabelecer o fornecimento de energia nesta terça-feira

Novo temporal causa mais destruição em Porto Velho

Eletrobras apresenta plano de contingência evitar falta de energia no dia das eleições

Fotos: Temporal causa destruição em Cacoal