Theobroma entre os dez melhores do país em gestão fiscal
Driblar os efeitos da crise, mas, principalmente, gerir com eficiência um município com baixa arrecadação, que depende dos repasses dos Governos Federal e Estadual para implementar melhorias sociais e ainda apresentar resultados positivos à sociedade é um grande desafio. Em Rondônia, a prefeitura de Theobroma mostrou que isso é possível e o resultado foi comprovado por meio do Índice Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) da Confederação Nacional de Municípios (CNM), criado em 2005 para apontar os municípios onde esses três itens resultam em uma administração de qualidade, divulgado no início de julho.
O município ficou com a 10ª colocação entre os 30 melhores no quesito fiscal, com pontuação de 0,726. Esse resultado reflete positivamente na administração que está focada em manter uma máquina enxuta, com ações planejadas e executadas dentro da realidade econômica, destaca o prefeito reeleito do município, José Lima da Silva.
Ainda segundo ele, a equipe da Prefeitura recebeu com grande satisfação a notícia, que passa a sentir-se mais estimulada em primar pelo bom gerenciamento da máquina pública com respeito ao cidadão e a sociedade. Assim como acontece há cinco anos, a CNM vai entregar o Prêmio IRFS aos 10 primeiros colocados entre os 100 entes listados pelo Índice, com base em dados de 2011.
Theobroma está localizado há 340 km de Porto Velho, na região próxima a Jaru, possui uma população estimada em 10.649 habitantes (Censo IBGE 2010) e tem uma economia focada na agropecuária.
Veja Também
Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento
Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026
Por unanimidade, STF anula sessão da Câmara e confirma perda do mandato de Carla Zambelli
MPRO pede anulação de contratos e punição a empresas por fraude financeira online