Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

TJ de Rondônia é o quarto do país que mais julga ações de improbidade

Levantamento do Conselho Nacional de Justiça aponta os tribunais brasileiros que mais julgaram ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até o final de 2011. Essa é a meta 18 do CNJ, que vale para todo o país. Com a divulgação dos números, destaque para Justiça de Rondônia, que já julgou 650 processos desse tipo, de um total de 834 ações identificadas. O percentual de cumprimento é de 77,94%, mais que o dobro da média nacional, 36%. Com isso, o Tribunal de Justiça é o quarto do país que mais realizou julgamentos desse tipo, na lista encabeçada por TJPR, TJSE e TJAP.

Os dados apresentados pelo TJRO ao CNJ são referentes aos julgamentos realizados no 1º e 2º graus de jurisdição e nos juizados especiais. As ações de improbidade administrativa são de natureza civil, por meio da qual se busca a responsabilização de membro da administração pública ou de terceiros com relação a condutas irregulares no exercício de atividade no serviço público. As punições variam entre a perda da função, proibição de contratar com poder público, multas e a devolução de valores gastos de forma inadequada ou desviados (peculato). Em Rondônia, são 781 ações desse tipo que se enquadram na meta 18, e, dessas, 76,95% já foram julgadas.

Já as ações penais em crimes contra a administração pública, como corrupção, peculato ou concussão, já tiveram julgamento de 92,45% das 53 ações relativas à meta 18 em tramitação no Judiciário de Rondônia. No computo da meta do CNJ os dois tipos de ação (improbidade e criminal) são somados, daí o percentual de 77,94%.

O presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, vai cobrar dos Tribunais de Justiça (TJs) e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) o cumprimento da Meta 18, isso porque até o último dia 24 de junho, apenas 36,55% deles haviam sido julgados. Segundo o CNJ, em todo o país são 121.850 processos relacionados à improbidade administrativa e aos crimes contra a administração pública distribuídos até 2011.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra