TJ e TRT definem o recesso forense
O recesso forense para este final de ano e início de 2013 já está definido pelos órgãos da Justiça depois do Requerimento da secional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, que vem buscando uma definição desses prazos o quanto antes para que os advogados possam fazer sua programação de final de ano. Nesta terça-feira, 18, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, recebeu expediente do Tribunal do Trabalho da 14ª Região (TRT 14) e do Tribunal de Justiça de Rondônia informando sobre o recesso forense.
No Tribunal de Justiça
Do período de 7 a 18 de janeiro, o TRT definiu pela suspensão dos prazos, as publicações, audiências e acórdãos, permanecendo incólumes os prazos para proferimento de decisão e para pagamento ou cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer. A medida que suspende os prazos não se aplica à atividade do plantão judiciário, para atender aqueles casos emergenciais.
No Tribunal de Justiça
Por ser uma justiça mais generalista que atende a todos os segmentos sociais, o Tribunal de Justiça de Rondônia, a presidência editou o Ato nº 0976/2012-PR-CG, disciplinando o horário de funcionamento do Poder Judiciário e dispondo sobre atos processuais durante o período de recesso forense.
Neste ato, fica definido que o horário de funcionamento no Poder Judiciário de Rondônia a partir de 20 de dezembro até 6 de janeiro de 2013 funcionará apenas em meio expediente, ou seja, das 8 as 12 horas, sem prejuízo do plantão forense. Na primeira instância estarão de plantão, juiz, escrivães, diretores de cartórios, e oficiais de justiça, que serão designados por atos do corregedor-geral da Justiça ou pelos juízes diretores dos Fóruns.
Na segunda instância haverá plantão com desembargadores designados pelo Tribunal Pleno Administrativo. No período que compreende o recesso forense, ficam suspensos os prazos processuais, com exceção aos casos de matéria criminal regulamentadas pelo artigo 798 do Código de Processo Penal (CPP), Réus Presos.
O presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, disse que essa definição do recesso forense é de extrema importância para os advogados, porque só a partir dessa informação é que eles podem fazer sua programação de fim de ano com os familiares. Nesse sentido, o presidente da OAB Rondônia protocolou, nesta terça-feira, no Tribunal de Justiça, requerimento pleiteando a uniformização do recesso forense.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes