TJRO é 2º no país que mais julga improbidade e crimes contra a administração pública
O Tribunal de Justiça de Rondônia tem o segundo melhor desempenho entre os tribunais estaduais do Brasil no cumprimento da Meta 18, de combate à corrupção, que visa o julgamento, até o fim de 2013, de todos os processos contra a administração pública e de improbidade administrativa distribuídos até 31 de dezembro de 2011. Para o presidente do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, o trabalho de desembargadores, juízes e servidores é atender aos anseios dos jurisdicionados, que por meio das vias legais, buscam solução para condutas que violam os princípios da República e prejudicam as milhares de pessoas. "O combate à corrupção é uma das prioridades para o país" disse o desembargador.
No relatório gerado na semana passada, constam os julgamentos de 654 processos de improbidade administrativa, o que representa 83,31% da meta; já no julgamento de crimes contra a administração, o TJRO está com 92,51% de índice de cumprimento da meta, com 321 processos julgados. Na soma dos dois percentuais, a Justiça de Rondônia apresenta expressiva colocação, 86,13% da meta cumprida, ficando em 4º lugar no desempenho entre todos os tribunais, incluindo o Superior de Justiça (STJ), estaduais militares e regionais federais. Quando os números são referentes apenas aos tribunais estaduais, Amapá e Rondônia lideram o ranking nacional, respectivamente.
Balanço
Atualmente, os tribunais brasileiros já conseguiram cumprir cerca de 50% da Meta 18. Das cerca de 120 mil ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, que são alvos da medida, 56,6 mil já foram julgadas.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix