TJRO reforma sentença e condena o Estado a indenizar criança atropelada por viatura da PM
Os julgadores da 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia, por unanimidade, reformaram a sentença do juízo da causa e condenaram o Estado de Rondônia a indenizar uma criança (menina), representada por sua genitora, por danos morais e estéticos, assim como por danos materiais, relativas a um acidente de trânsito envolvendo uma viatura da Polícia Militar (PMRO), que atropelou a vítima. A indenização por dano moral foi na quantia de R$ 50 mil. Já a indenização por dano estético, R$ 10 mil.
Consta no voto do relator, desembargador Glodner Pauletto, que um policial penal, que dirigia uma viatura da Polícia Militar, colidiu com a bicicleta da criança e a arremessou a uma longa distância, resultando na fratura do fêmur, além de várias lesões pelo corpo. Devido a isso, a vítima foi submetida a duas cirurgias por causa de erro médico na primeira operação. As enfermidades provocadas pelo acidente deixaram a menina por quase cinco meses acamada.
A defesa do condutor alegou a falta de visibilidade no local em razão de um caminhão que estava estacionado próximo ao mercadinho de onde a bicicleta teria surgido repentinamente, na frente da viatura. Porém, para o relator, as filmagens e depoimentos testemunhais colhidos no processo, evidenciaram que o condutor estava com velocidade incompatível com o local. Além disso, nem o giroflex nem a sirene da viatura estavam ligados, o que diante do cenário de provas recai para o Estado a responsabilidade civil.
Segundo o voto, o acidente aconteceu na tarde do dia 27 de abril de 2022, na rua Daniela, no momento em que a criança saia de um mercadinho situado no bairro onde reside, em Porto Velho.
Participaram do julgamento os desembargadores Glodner Pauletto, Daniel Lagos e a juiz convocado Adolfo Naujorks Neto
Apelação Cível n. 7061405-57.2022.8.22.0001
Veja Também
Prefeitura de Porto Velho inicia a Operação Cidade Limpa com foco na prevenção de alagações
Só comércio de Porto Velho pode funcionar neste sábado, feriado de instalação do estado
Governador de Rondônia sanciona Lei que garante gratuidade de CNH à pessoas carentes