Trabalhadores da Eletrobras fecham acordo e encerram a greve
Os trabalhadores da Eletrobras fecharam acordo na quarta-feira com a direção da estatal e após deliberação com os trabalhadores decidiram encerrar com a greve, voltando as atividades normais a partir desta sexta-feira (09).
Pela proposta, a reposição salarial será acrescida de um reajuste salarial de 0,8%. Em janeiro de 2014, será concedido outro aumento real de 0,7%, e, em setembro de 2014, mais 1%.
Os demais benefícios que constavam no acordo coletivo anterior, como vale refeição por exemplo, foram mantidos. Os termos acertados entre a estatal e os sindicatos da categoria forão submetidos em assembleias com os trabalhadores nesta quinta-feira e foram aprovados pelos trabalhadores (as) do Sistema Eletrobrás de Rondônia, o acordo coletivo será oficializado na segunda-feira, no TST.
Pela proposta, a reposição salarial será acrescida de um reajuste salarial de 0,8%. Em janeiro de 2014, será concedido outro aumento real de 0,7%, e, em setembro de 2014, mais 1%.
Os dias parados na greve deste ano serão compensados, até um total de cinco dias, e o restante será abonado pelas empresas do grupo. O adicional de periculosidade continuará a ser pago da mesma forma como era até 10 de dezembro de 2012, quando foi publicada a lei 12.740/12, para os trabalhadores contratados até esta data. Até a publicação da lei, a base de cálculo para o pagamento do adicional de periculosidade era a remuneração do empregado.
A nova legislação determinou que a base de cálculo fosse o salário em vez da remuneração. Como a nova sistemática de pagamento do adicional de periculosidade está sendo contestada na Justiça do Trabalho, as partes concordaram em não tratar especificamente sobre o pagamento do adicional para os empregados contratados após a vigência da nova lei.
A campanha salarial deste ano exigiu muita luta. Após uma paralisação de 48 horas, os eletricitários do sistema Eletrobras em todo o país entraram em greve por tempo indeterminado no dia 15/07 e permaneceram unidos lutando por seus direitos.
Durante a assembleia realizada com os trabalhadores (as), o presidente do Sindur - Ro, parabenizou a categoria e afirmou não ter dúvidas que o avanço neste acordo deve ser creditado a todos/as os/as trabalhadores/as, que marcharam unidos/as nessa luta.
Veja Também
Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária
Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra