Trabalhadores do transporte coletivo analisam proposta que pode encerrar greve

Uma proposta de acordo, firmado entre o Consórcio SIM e a Prefeitura de Porto Velho, será analisada por motoristas e cobradores para decidirem se retornam ou não ao trabalho na manhã desta terça-feira (30). Eles entraram em greve em protesto pela falta de pagamento de salários, em atraso há três meses.
De acordo com o presidente do Sintetuperon, Francinei Oliveira da Silva, em 2017 a empresa moveu uma ação contra a Prefeitura, alegando demora no reajuste tarifário e a decisão foi favorável à empresa que pediu uma indenização pelo ocorrido.
O presidente explicou ainda que em um acordo firmado na última greve, que aconteceu em janeiro deste ano, as partes decidiram que o dinheiro da indenização não seria repassado à empresa, e sim aos trabalhadores em forma de salário. Com esse dinheiro, as folhas de pagamento de dezembro de 2019 até março de 2020, décimo terceiro e férias foram quitadas.
Nesta segunda-feira (29), através de um decreto, a Prefeitura autorizou o empenho para o pagamento do salário de abril, dentro do processo com o recurso inicial, na ação ganha contra o município. Segundo o sindicato, o prazo para que o dinheiro seja depositado na conta do trabalhador é de 14 dias.
Em uma reunião realizada na manhã de segunda-feira, foi fechado um acordo entre o Consórcio SIM e Prefeitura para pagar os trabalhadores dentro do processo com o recurso da ação inicial. “Falta à ação ser homologada, e assim que isso acontecer, com os juros e correção, o valor aumenta e é com os juros que será pago o que está atrasado dos trabalhadores. Essa homologação também irá garantir o pagamento do salário até o mês de setembro, que é quando a nova empresa começa a operar na cidade”, explicou o presidente do sindicato.
O presidente informou ainda que foi dada a oportunidade para o trabalhador que não quiser mais continuar no consórcio ter sua demissão por parte da empresa, assim oportunizando o trabalhador a sacar o seguro desemprego e o FGTS e aguardar o início da operação da nova empresa de transporte coletivo.
Veja Também
Domingão da CDL supera expectativa com 30 mil pessoas na Zona Leste de Porto Velho
Caerd participa de mutirão de negociação e anuncia descontos de até 95%
Refis 2026 em Porto Velho começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros
Homenagem marca trabalho do MPRO na defesa de áreas ambientais durante operação Aruanã