Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Trabalhadores em educação continuam mobilizados aguardando posição do Governo

A greve de servidores públicos da Educação completa 14 dias nesta quarta-feira (7) e a categoria continua esperando uma proposta do Governo do Estado de Rondônia para definir os rumos do movimento. Segundo o Sintero, a categoria se reuniu em assembleia extraordinária na manhã quarta-feira e informa diariamente a Justiça sobre a paralisação.

Em greve desde o último dia 21 de fevereiro, a categoria cobra, entre outras coisas, valorização salarial. Já no dia 1º de março, o desembargador Oudivanil de Marins, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), concedeu uma liminar favorável ao Estado, suspendendo o movimento paredista e determinando que os professores retornassem ao trabalho. A categoria, no entanto, pede que a greve seja considerada legal com base no entendimento do próprio relator do processo, o desembargador Oudivanil de Marins quando decidiu, segundo o Sintero, que deveria ocorrer uma audiência de conciliação para encerrar o movimento.

Reunida em assembleia extraordinária, a categoria esperava por uma proposta que o governo tinha ficado de apresentar nesta quarta-feira, mas que não ocorreu. Por conta disso, a assessoria jurídica da entidade sindical vai informar a falta de resposta do governo ao juiz de direito.

Deputados

Desde o início da greve, a categoria tem feito manifestações em vários pontos da cidade. Na terça-feira, concentrou-se em frente ao CPA e também em frente à Assembleia Legislativa (ALE). O grupo ainda ocupou o plenário e os deputados fizeram um requerimento convocando secretários de estado que compõem a Mesa de Negociação Permanente para dar explicação no plenário e informar o que pode ser feito referente às reivindicações dos servidores.

Na sexta-feira (9), o Sintero deve reunir novamente os servidores para uma nova assembleia com o objetivo de analisar a proposta do governo, caso seja apresentada pelos secretários nesta quinta-feira.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema