Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Transporte público funciona normalmente nesta sexta-feira em Porto Velho

Nesta sexta-feira (28), dia de paralisação geral, o transporte público de Porto Velho está com 100% da frota da rua, conforme informou o Consórcio SIM. Motoristas e cobradores cruzaram os braços por reajuste salarial na última segunda-feira (24) e após as negociações na Justiça do Trabalho encerraram a greve na noite de quinta-feira (27).

Por meio de nota nesta sexta-feira, o Consórcio SIM se manifestou sobre o fim da greve.

Confira na íntegra

A predisposição ao diálogo do Consórcio SIM para a rápida solução do impasse que gerou a paralisação parcial dos trabalhadores do transporte coletivo de Porto Velho, ficou comprovada com o fim da movimento grevista, anunciado no final da tarde desta quinta-feira(27).

O indicativo para por fim ao movimento aconteceu após amplo diálogo em nova audiência na quarta-feira(26), que durou quase cinco horas de tratativas. Nesta segunda audiência, requerida pelo Consórcio SIM, foi apresentado aos trabalhadores, à Justiça do Trabalho e à Procuradoria do Trabalho do regional de Rondônia as reais condições da empresa e a proposta que o Consórcio SIM poderia absorver, de forma responsável sem comprometer o pagamento dos salários e benefícios de todos os seus colaboradores.

O SIM reforça que em todas as reuniões que antecederam a greve, usou da total transparência junto aos membros do Sitetuperon e deixou clara a impossibilidade da empresa em promover aumento de 19% aos trabalhadores, conforme era reivindicado, além da ampliação de valores dos demais benefícios, como ticket alimentação e auxílio saúde. Condição esta que ficou amplamente comprovante e justificada na Justiça do Trabalho.

O Consórcio SIM agradece todo o empenho do Judiciário Trabalhista e Procuradoria do Trabalho que não mediram esforços em atender, em regime de urgência, os pedidos de audiência para a solução do conflito, bem como agradece aos trabalhadores do sistema, que, cientes da realidade econômica da empresa, concordaram com a proposta apresentada e votaram pelo fim da greve, que durou quatro dias.

O Consórcio também agradece a compreensão da população de Porto Velho, que sofreu prejuízos com o movimento, mas reforça que as medidas que eram necessárias para evitar esta greve foram adotadas pela empresa, ao apresentar sua proposta ainda nas reuniões para a efetivação do Acordo Coletivo da Categoria, antes do anúncio do movimento grevista. Mesmo assim, com a greve iminente, recorreu a Justiça do Trabalho antecipadamente e conquistou a garantia de manutenção da circulação da frota em 70% para amenizar o sofrimento da população.

Neste cenário, entende o Consórcio SIM, que o acordo foi bom para ambas as partes, especialmente à população, que volta a ter o serviço restabelecido.

Diretoria do SIM



SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6