Transposição: agentes penitenciários condenam demora e decidem entrar na Justiça contra o Governo Federal
O Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon) decidiu dar um basta na novela que se tornou a transposição dos servidores públicos do estado para o quadro da União e vai entrar na Justiça para fazer valer a Emenda Constitucional n. 60/2009.
De acordo com o advogado Diego Vasconcelos, a intenção da ação é não depender mais do tempo da União. Vamos criar o nosso próprio tempo, esse marco para que o Governo Federal cumpra a legislação, declarou na assembleia.
O presidente do Singeperon, Anderson Pereira, destacou que o sindicato é o primeiro de Rondônia a levar para seus filiados a proposta de adoção de medidas judiciais para garantir o direito constitucional à transposição. Chega de enrolação! O Governo Federal claramente vem ganhando tempo para se esquivar da responsabilidade de assumir esses servidores em seu quadro, criticou.
De acordo com o advogado Diego Vasconcelos, a intenção da ação é não depender mais do tempo da União. Vamos criar o nosso próprio tempo, esse marco para que o Governo Federal cumpra a legislação, declarou na assembleia.
Ao defender a necessidade da medida judicial, o agente penitenciário Gilson Timóteo comparou a novela da transposição a uma doença. Estamos doentes e não queremos tomar injeção. A ação judicial é o remédio, disse.
O consórcio de advogados, do qual o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Delgado, faz parte, é composto pelos escritórios de advocacia dos advogados Elton Assis, Raul Fonseca, Breno de Paula e Diego Vasconcelos e já trabalha a matéria da transposição há uma década.
O assessor jurídico do Singeperon, Gabriel Tomasete, que também integrará o consórcio de advogados para a ação específica do sindicato que atua, explica que Essa é uma ação muito diferenciada e complexa, que precisa ser tratada de forma peculiar. Por essa razão, o Singeperon buscou suporte dos advogados mais conhecedores do tema.
Os demais sindicatos estão receptivos a ideia e sinalizam para o mesmo caminho, isso para uniformizar os argumentos e os procedimentos na Justiça, evitando possíveis perdas aos servidores estaduais.
Veja Também
Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no mundial de Karatê na Argentina
Parque da Cidade será aberto no próximo domingo com inauguração da decoração natalina