TRE ENVIA COMISSÃO A PONTA DO ABUNÃ PARA EXPLICAR IMPASSE SOBRE PLEBISCITO NA REGIÃO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia envia na tarde desta quarta-feira, uma comissão de técnicos ao distrito de Extrema, na região da Ponta do Abunã, fechada desde a manhã de segunda-feira por lideranças indígenas e populares que reivindicam a realização de um plebiscito que poderia garantir a autonomia das localidades na divisa com o Acre. A BR-364 está fechada, impedindo acesso ao vizinho Estado . Os técnicos do TRE irão explicar os procedimentos tomados desde o final de 2007, quando a Corte aprovou a realização da consulta plebiscitária sobre a criação do município de Extrema de Rondônia. Na realidade, a Procuradoria Regional Eleitoral não ficou satisfeita com a decisão e recorreu ao TSE.
O processo atualmente se encontra no Tribunal Superior concluso ao Ministro relator Fernando Gonçalves (Recurso Especial Eleitoral n. 28560). O Procurador Geral Eleitoral já emitiu parecer favorável à procedência do recurso do Ministério Público Eleitoral de Rondônia.
Alega o Órgão Ministerial que a criação de municípios na atualidade ofende a Constituição Federal, (artigo 18, § 4º). Diz também haver divergência jurisprudencial na interpretação da matéria.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes